Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// TESES E DISSERTAÇÕES
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO // DISSERTAÇÕES EM 2007
ADRIANO DE LAVÔR MOREIRA
O Vírus que Contaminou a Rede: uma investigação sobre comunicação e aids na Internet
Orientador: Muniz Sodré de Araújo Cabral
Resumo: Este trabalho aborda a comunicação virtual empreendida por entidades brasileiras que atuam na luta contra a síndrome da imunodeficiência humana (aids). As páginas eletrônicas de seis entidades — divididas em atuações multinacionais, governamentais, ativistas e comunicativas — foram analisadas, levando-se em consideração o seu contexto, o seu público e as suas abordagens. O ambiente social e cultural em que esse processo ocorre foi definido com um novo bios, onde a simulação virtualizada substitui a experiência e a visibilidade se torna importante ator na legitimidade política. Ao mesmo tempo, a doença é aqui encarada como um fenômeno midiático de largo alcance, já que se articula como temática recorrente nos meios de comunicação, e atrativa causa social a ser abraçada. Partindo-se deste ponto de vista, a aids aqui é vista como um problema que se originou na saúde pública e se desenvolveu como preocupação de ordem econômica, instaurando-se no espaço virtual com a mesma força que se estabeleceu nos meios de comunicação de massa.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
ANA ANGÉLICA SEBASTIÃO
Memória, Imaginário e Poder: práticas comunicativas e de ressignificação das organizações de mulheres negras
Orientadora: Liv Rebecca Sovik.
Resumo: Este trabalho analisa as estratégias discursivas das organizações de mulheres negras para a ressignificação do imaginário coletivo sobre a mulher afro-descendente a partir da memória. Elaboramos três estudos de caso: Criola (RJ), Geledés – Instituto de Mulher Negra (SP), Casa de Cultura da Mulher Negra (Santos-SP) e os respectivos conteúdos discursivos inseridos nas práticas comunicativas. A partir dos conceitos de hegemonia, feminismo negro e representação, nossas análises apontam para os efeitos das disputas por hegemonia no interior dos discursos e examina as estratégias das organizações para construir novas marcas de verdade sobre a mulher negra. Demonstram também como o uso dos mitos africanos é uma das táticas possíveis para potencializar a luta dessas organizações. Para o entendimento adequado dos processos de ressignificação, demarcamos três momentos na pesquisa: 1) o surgimento da mulher negra como novo sujeito histórico no seu desempenho político, 2) a prática do feminismo negro como ideário discursivo para a ressignificação e 3) as táticas das instituições para estabelecer novos sentidos a partir da rememoração.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
ANA JULIA CURY DE BRITO CABRAL
O Contra-Espetáculo da Era Neoliberal: estratégias artísticas e midiáticas da resistência jovem no Brasil
Orientador: João Batista de Macedo Freire Filho.
Resumo: Em fins do breve século XX, o surgimento de um movimento coordenado de resistência ao neoliberalismo surpreende os defensores do “pensamento único” e do proclamado “fim da história”. O nascimento de uma revolta de caráter internacionalista resulta do reconhecimento da falência humana, social e ambiental do sistema capitalista. Dentre as novas resistências, destacam-se aquelas constituídas por jovens radicais, organizados de modo peculiar em “grupos autônomos” ou coletivos. Esta dissertação consiste em um estudo das resistências jovens que trazem novamente à tona um discurso crítico à sociedade do espetáculo e a busca por alternativas ao capitalismo. Por meio de bibliografia especializada, pesquisa em diversas mídias e entrevistas, procuro analisar como os “grupos autônomos”, no plano internacional, e os coletivos, no Brasil, utilizam estratégias artísticas e midiáticas para difundir as suas posições contrárias a valores fundadores da era neoliberal.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
CLÁUDIA DOS SANTOS GÓES
Comunicação e Música: A (re)invenção da tradição do samba e do choro no circuito cultural da Lapa
Orientador: Micael Maiolino Herschmann.
Resumo: Este trabalho aborda as representações construídas no circuito do samba-choro no Rio de Janeiro e as relações entre história, memória, tradição e construção de identidades no contexto da produção e do consumo de bens culturais. Ao analisarmos os discursos e práticas sociais dos atores envolvidos nesse universo – músicos, empresários, mídia especializada e público consumidor – buscamos entender como se constrói e se re-configura no imaginário social as representações em torno desses estilos musicais, que legitimam e re-consagram os dois gêneros como expressões emblemáticas da cultura nacional. Partindo-se deste ponto de vista, o sucesso do circuito de samba e choro evidencia estratégias exitosas de legitimação capazes de permitir que ambos os gêneros sejam re-canonizados no imaginário social que cerca a música brasileira.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
EMMANOEL MARTINS FERREIRA
Games, imersão e interatividade: novos paradigmas para uma comunicação lúdica
Orientador: Ivana Bentes de Oliveira.
Resumo: Se nos últimos anos os grandes desenvolvedores de videogames vinham gastando boa parte do seu tempo e investimentos na produção de games com imagens realistas, com a nova geração de consoles este cenário sofreu uma ruptura considerável, em grande parte devido ao Nintendo Wii. Focando seus esforços na jogabilidade e na interatividade, a Nintendo retoma uma concepção gráfica que remonta aos jogos das gerações anteriores de consoles, com personagens e cenários que relembram o cartoon e o pixel art. Concepção que também se faz presente em inúmeros jogos produzidos para telefones celulares, consoles portáteis e diversos sites na Internet. Por outro lado, os produtores de games para o Sony Playstation e o Microsoft Xbox prosseguem na sua estratégia de desenvolvimento de jogos com imagens realistas, investindo no visual fotográfico, ou ainda cinematográfico, de seus jogos. Certo é que ainda são produzidos inúmeros jogos em estilo não-realista para esses consoles, mas ao longo dos últimos anos assistimos ao crescimento da produção de jogos do gênero Atirador em Primeira Pessoa (FPS/First Person Shooter), ou jogos de simulação, com personagens e cenários que beiram o realismo foto/cinematográfico. Todavia, em que medida esta estratégia atinge seu objetivo de imergir o usuário na realidade virtual proposta por seus games? Quais seriam as outras possibilidades para se atingir esta imersão? O objetivo deste trabalho é analisar os diferentes modos de funcionamento do dispositivo game e suas implicações nos processos interativos e imersivos de seus usuários. Este objetivo se desdobra em outros assuntos que servem de base para o tema principal da dissertação: o estudo do conceito de remediação, e de que forma ele se processsa no campo dos games; a análise de algumas instâncias imersivas ao longo da história, servindo de base para a compreensão da imersão proposta pelos games contemporâneos; as possibilidades do uso do game na criação de narrativas interativas; novas formas de sociabilização através dos games online, e suas implicações nas subjetividades e percepções de seus usuários.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
FAYGA ROCHA MOREIRA
Mídias, Subjetividade e Terceiro Setor: a comunicação como problema social em favelas cariocas
Orientadora: Janice Caiafa Pereira e Silva.
Resumo: O estudo reflete sobre a centralidade de projetos sociais voltados para a comunicação como estratégia de combate à exclusão e à estigmatização. A importância atribuída ao “dar voz” aos moradores de favelas ganha evidência, no âmbito do Terceiro Setor, afirmando-se como uma brecha privilegiada para a inclusão. Uma nova “questão social” (CASTEL, 2004) entra em jogo, guiada principalmente pelas ONGs – entidades que, por meio de técnicas próprias e de um campo teórico específico, re-significam a idéia de militância, orientando o potencial disruptivo de inúmeras “máquinas de guerra” (DELEUZE; GUATTARI, 1997) que se levantam contra o Estado e demais autoridades. No caso das favelas cariocas, um estatuto identitário é retomado como estratégia supostamente eficaz de inclusão, domesticando os devires e a multiplicidade própria a esse espaço urbano. A partir de uma experiência institucional em uma Organização Não-Governamental, entremeada a ferramentas teóricas e a um trabalho de campo aportado, sobretudo, em alguns recursos da etnografia, buscou-se cartografar esse rico campo de estudos, privilegiando uma abordagem tanto macro quanto micropolítica, o que significa tentar captar os vetores heterogêneos e os arranjos processuais que compõem uma coletividade.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
FERNANDA LIMA LOPES
Auto-referenciação e construção da identidade jornalística
Orientadora: Ana Paula Goulart Ribeiro.
Resumo: Esta obra parte da hipótese de que a auto-referenciação é uma estratégia privilegiada para a construção da identidade jornalística. O jornalismo constitui-se como um dizer social. Os textos que os jornalistas produzem e fazem circular estão presentes na sociedade, são um discurso para o mundo e sobre o mundo. Mas, nas matérias auto-referenciais, os jornalistas falam sobre o próprio universo. O processo de auto-referenciação é entendido como lugar propício para os sujeitos elaborarem uma auto-imagem, reforçarem valores, mobilizarem representações, organizarem sua memória, recuperando lembranças e promovendo esquecimentos, interagirem como outros grupos negociando autoridade; enfim, construírem sua identidade. Em relação a esse conceito, parte-se de uma fundamentação teórica capaz de embasar a idéia de que a identidade é uma construção permanente, sendo organizada e reorganizada a partir de práticas, vivências, normas, valores, deontologia, crenças, memórias. Defende-se que a identidade depende, portanto, de diversos fatores e precisa ser analisada considerando-se contextos e processos históricos. Dessa forma, amparado por uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, este trabalho demonstra que muito do que está ligado à imagem do jornalista brasileiro da contemporaneidade é fruto de diversas transformações ocorridas nos anos 1950. Questões ligadas à objetividade e à busca da “verdade dos fatos”, representações do jornalista como vigia ou “cão de guarda”, lutas em defesa da “liberdade de imprensa” e outros fatores são incorporados ao pano de fundo que guia a análise do material empírico desta pesquisa. Para estudar a relação entre auto-referenciação e identidade jornalística, são selecionadas matérias sobre o Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), um projeto de lei apresentado ao Congresso Nacional em agosto de 2004 que suscitou debates entre os jornalistas. A análise das mesmas mostra que, ao incorporarem a defesa da liberdade como luz guia de sua atividade, os jornalistas procuram, implicitamente, ganhar simpatia, reconhecimento e autoridade, uma vez que atrelam sua profissão a um valor hegemonicamente aceito como bom e louvável. Além disso, o valor é defendido em nome de algo “maior”: o poder de levar ao leitor “a verdade”. Com isso, os jornalistas constroem a imagem de que são os mediadores desejados entre o público e o que acontece e - mais do que isso - procuram mostrar que o trabalho deles cumpre uma importante função social, pautada pela ética e preocupação com o bem comum.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
FERNANDA MARQUES FERNANDES
Música, Estilo de Vida e Produção Midiática na Cena Indie Carioca
Orientador: João Batista de Macedo Freire Filho.
Resumo: O surgimento dos selos independentes no final da década de 1980 alterou radicalmente o panorama da indústria fonográfica mundial, ao estabelecer uma nova relação entre criatividade e comércio a partir da produção de um tipo de rock que não se encaixava nos padrões de consumo do mainstream. Durante a década de 1990, o “rock independente” começou a ocupar cada vez mais espaços na mídia, ampliou audiências e adquiriu importância no contexto fonográfico, inclusive no Brasil. Neste trabalho, procuro investigar atores sociais, práticas, discursos, interações e representações que compõem a cena de rock independente estabelecida na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XXI. Por meio de uma análise dos discursos e das representações produzidas sobre e por aquela cena, é possível refletir acerca da viabilidade de novas alternativas para a produção cultural juvenil, num cenário caracterizado por constantes e profundas mudanças.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
FRANCISCO SLADE FERNANDES
Para Notar a Ausência de Um Desconhecido: blogs e a validação do discurso do autor
Orientadora: Nízia Maria de Souza Villaça.
Resumo: Esta pesquisa investiga o processo de validação do discurso do autor literário num momento em que a internet passa a ser suporte para a literatura, em especial através dos blogs. A necessidade de validação do discurso tem influência sobre o escritor e sobre o que ele produz, em suporte impresso ou virtual. A publicação é uma necessidade ritual para o ofício de escritor. O blog oferece a possibilidade de exposição, narração e público. A narrativa pessoal na internet relata o cotidiano, confunde sujeito e objeto e tem a forma influenciada pelo suporte tecnológico. Os blogs são bancos de afetos. O autor não é aquele que cria, mas aquele que alcançou um posto. O “verdadeiro” literário é determinado pela chancela da publicação. A partir da década de 1980, o mercado tornou-se o valor decisivo para a publicação. O mercado não inova; o ofício literário se insere na lógica do mercado do esperado, obstáculo ao aparecimento do novo. A validação sugerida pela publicação torna-se necessidade e anseio do escritor e o mecanismo começa a agir por meio do próprio autor; auto-censura. O reality-show é uma metáfora do mundo hoje. O indivíduo vulgar ascende ao posto de modelo e de centro de interesse do poder e do discurso. O autor precisa da obra como índice da performance que lhe faz artista; ter uma obra é mais importante do que a obra. O autor observa-se observando, num loop infinito cuja pulsão original é apenas o ato da autonarração; em geral, nos blogs essa já é uma realidade estabelecida. Esse processo é resultado das ações do tédio, do narcisismo, da busca de uma identidade, da relação consumo/obsolescência instantâneos, da autoinvenção retroativa, da necessidade de singularização em meio à massificação e da reality-forma. Isso pode ser observado no produto literário dos novíssimos escritores brasileiros, principalmente os criados na rede. Há excesso de referências à vida cotidiana e à persona do autor. A obra literária passa a ser apenas o veículo para o posto de escritor.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
ISRAEL JOSÉ DE OLIVEIRA
Do Antropológico ao Antropofágico: Afro Reggae: arte, cultura e mediações entre morro e asfalto
Orientador: Mohammed ElHajji.
Resumo: Essa dissertação procura refletir sobre a mediação social estabelecida entre o morro e o asfalto – através da arte e da cultura – na cidade do Rio de Janeiro. Tendo como objeto de estudo o Grupo Cultural Afro Reggae (GCAR), nossa análise é focada principalmente na música como expressão narrativa, que busca manter viva a memória da chacina de Vigário Geral e estabelecer novos regimes de pertença, de sociabilidade e socialidade do saber, o que tem resultado num levante cultural promovido pela aproximação dos movimentos culturais periféricos com o chamado Terceiro Setor, a partir dos anos noventa. Realizada durante os anos de 2005 e 2006, a pesquisa de campo aborda as múltiplas transformações do espaço público, a exclusão social gerada pela globalização do mercado e as novas formas de assistência destinada aos sujeitos “desfiliados”, por meio da racionalidade econômica da Responsabilidade Social Empresarial que procura operar o diálogo sociocultural entre o centro e a periferia.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
LEONARDO FORNY GERMANO
Por uma Nova Perspectiva para a Arte Cinemática
Orientador: André de Souza Parente.
Resumo: Se a caverna de Platão pôde ser tomada como modelo teórico para descrever o aparato cinematográfico e a situação do espectador na sala de cinema, onde este, tal como o prisioneiro acorrentado, permanece imóvel, num transe quase onírico diante dos simulacros de realidade; da mesma forma, a partir das transformações do cinema enquanto aparato tecnológico, ao incorporar novos e antigos dispositivos - tanto pelas inovações tecnológicas, quanto pela retomada de práticas que foram sendo deixadas de lado no decorrer da institucionalização dessa mídia enquanto modelo dominante – propor-se-á nesse trabalho tomar a caverna do xamã como uma perspectiva teórica capaz de instrumentalizar uma leitura da atual situação da arte cinemática e de suas hibridizações com os dispositivos interativos e móveis, que estendem o cinema para além da própria imagem e da experiência cinematográfica. Assim, através dessa metáfora, a caverna platônica se transmuta em caverna xamânica e o prisioneiro/espectador, antes privado de sua própria sensorialidade, incapaz de interagir com a realidade imagética que o cerca, agora se metamorfoseia em uma espécie de xamã, ou agente criativo da experiência estética, passando de espectador a interator, ou experimentador da obra de arte. Finalmente, sugerir-se-á a caverna xamânica como uma figura poética, estabelecendo pontes ao mesmo tempo que interpondo-se, e como um paradigma ressurgido de um passado imemorial, mas que possibilita uma leitura do regime de subjetividade proposto por uma nova perspectiva da arte cinemática.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
LEONARDO TEIXEIRA DE MELLO FERREIRA
Velocidade e Transparência: A vigilância na celeridade das tecnologias da comunicação e da informação
Orientadora: Fernanda Glória Bruno.
Resumo: A aquisição de maiores velocidades sempre tornou possível a efetivação, bem como o exercício de um controle e de uma vigilância mais intensos sobre os espaços Dos balões de observação aos aviões de reconhecimento, incluindo ainda os navios das grandes potências marítimas, a história não cessou de demonstrar que o poder visual sobre um determinado ambiente foi dado àqueles que podiam percorrê-lo de um modo mais rápido. Sabe-se, contudo, que qualquer performance motora ou trajeto físico parece ter se tornado ineficaz, portador de uma baixa utilidade, quando comparado ao imediatismo promovido pela celeridade das tecnologias da comunicação e da informação. Encaixar a ação da vigilância na velocidade desses objetos técnicos proporciona, entre outros efeitos, uma significativa ampliação do domínio e do poder sobre territórios e indivíduos, uma vez que a extensão espacial deixa de se constituir como um limite da capacidade de se visualizar com prontidão as situações. Talvez por isso, a máquina de observação que organiza na atualidade o controle, seja menos o veículo, o aparelho de deslocamento sobre o espaço, do que a transmissão, a capacidade de se veicular instantaneamente as imagens, dados e demais conteúdos informacionais. Por outro lado, o caráter funcional da velocidade na organização de uma vigilância não se encontraria restrito à celeridade dos trajetos, à propriedade de se transmitir, de uma forma imediata, as informações. A utilização de determinadas tecnologias de monitoramento, dispostas sobre os ambientes informáticos e articuladas a processos de seleção, tratamento e recuperação de dados, demonstra que a vigilância tem a sua eficiência regulada também por intermédio da própria velocidade de cálculo dos computadores. Em linhas gerais, dessa celeridade dependeria o funcionalismo das operações de coleta e processamento de dados, as quais tornariam transparente o extenso volume de informações acessadas e produzidas sobre o espaço numérico. Apoiando-se no conjunto dessas considerações, o presente trabalho busca identificar, privilegiando as suas atuais tecnologias, uma equivalência entre mais-poder e mais-velocidade nos processos de vigilância e controle disseminados sobre o corpo social.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
LUIZA HELENA GUIMARÃES FERREIRA
Laboratório Entanglednet: dispositivos comunicacionais com a marca do desejo
Orientador: Henrique Antoun.
Resumo: Em Laboratório Entanglednet: Dispositivos Comunicacionais com a Marca do Desejo, pretendeu-se explorar a interação humana com a tecnologia tanto no processo coletivo de criação da linguagem do meio de comunicação quanto na geração da vida. Tomou-se como principal objeto de estudos o site www.entanglednet.org que faz uso da topologia da internet para intervir no mundo, considerado como um campo de forças. A vida conectiva na hibridação homem-máquina atrai uma conjugação de forças sociais de produção, material e imaterial, envolvendo desejo e inteligência em rede rizomática de singularidades não domesticáveis e dinamizadas pelo poder de afetar e ser afetado. Mesmo diante das inúmeras ferramentas oferecidas pelo meio, a comunicação mediada por computador requer a intervenção humana para estabelecer o contexto de relações. Sabe-se que atualmente a vida humana está imersa nos dispositivos comunicacionais podendo ser apreendida, quantificada e qualificada, sendo assim, é responsabilidade de Cada Um o que irá emergir a partir desta nova conjunção de forças. Entanglednet é uma aposta que afetos, sensações, percepções e sentimentos criam um mundo entre aquilo que nos é apresentado como sendo imperativo e o nosso próprio desejo.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
MÔNICA LISBOA TORRES
Turismo e Meios de Comunicação. Representações do Rio de Janeiro nos guias turísticos
Orientador: Micael Maiolino Herschmann.
Resumo: O objetivo desta dissertação é o de investigar e mapear as representações do Rio de Janeiro nos guias turísticos atuais. Busco avaliar os deslocamentos de sentido e significados que são produzidos nas representações veiculadas nos guias e que revelam um imaginário social sobre a cidade. A partir da análise da evolução da atividade turística na sociedade moderna, avalio o papel do guia como veículo de comunicação fundamental na divulgação turística das cidades. Considerando o atual cenário dos meios de comunicação e a Teoria das Representações Sociais, analiso quatro guias de grande circulação produzidos no Brasil e no exterior. A proposta é explorar o território do Rio turístico, levantar aproximações e diferenças nas representações da cidade e de seus habitantes e examinar que categorias, regiões e imagens são incluídas ou excluídas nestes mapas e narrativas do Rio de Janeiro.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
SANDRO TÔRRES DE AZEVEDO
Mobilidade e Controle na Sociedade Contemporânea: aspectos das interfaces móveis de comunicação e tecnologias de rastreamento
Orientadora: Kátia Valéria Maciel de Toledo.
Resumo: Esse trabalho se propõe a investigar alguns aspectos das interfaces móveis e locativas, em especial os telefones celulares habilitados com sistemas de localização geográfica, enquanto vetores que contribuem significativamente para a reformulação do entrosamento de indivíduos e espaço e, simultaneamente, que servem como instrumentos que pontuam experiências de vigilância e de controle, atuando, assim, como ferramentas de propulsão do consumo na sociedade contemporânea. Para tanto, são consideradas aqui: a evolução do imaginário sobre o espaço nas sociedades ocidentais; a passagem das sociedades disciplinares para as de controle; e a lógica de consumo efetivada por diversas táticas de controle viabilizadas por tecnologias móveis e locativas.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
SARAH NERY SIQUEIRA CHAVES
"Tenho cara de pobre": Regina Casé e a periferia na TV
Orientadora: Liv Rebecca Sovik.
Resumo: O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre a carreira da atriz Regina Casé como apresentadora de televisão, atividade que exerce na TV Globo desde a estréia de Programa Legal, em 1991. A pesquisa traça uma trajetória da atriz que começa com esse programa e chega ao mais recente Central da Periferia (2006), que, por sua atualidade e relevância no debate contemporâneo, ganha mais destaque na análise. A partir da revisão dessa produção, analisa-se o projeto de visibilidade afirmativa que a atriz está realizando, muitas vezes em parceria com os antropólogos Hermano Vianna e Guel Arraes, no qual apresenta personagens anônimos e histórias do cotidiano. Em Central da Periferia, seus idealizadores passam a expor um discurso político que estaria vinculado à sua proposta de afirmação cultural. Analisamos, então, essa proposta de visibilidade e problematizamos as mediações envolvidas junto à “voz da periferia” nesse programa de televisão. Tendo como base as discussões teóricas sobre a alteridade, o subalterno e o Outro, questionamos, por fim, a possibilidade dessa periferia falar e ser representada.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
SIMONE DO VALE
Ciberfausto: estética, tecnologia e comunicação no século XXI
Orientadora: Ieda Tucherman.
Resumo: Tão antigo quanto o épico de Gilgamesh, o desejo de imortalidade impulsiona a tecnociência no seu projeto de transformação do humano. A base de carbono perecível, diante de tal perspectiva, já é considerada uma estrutura obsoleta, em particular pelo segmento denominado I.A. Forte, representado por Hans Moravec, cujas teorias sustentam a criogenia e suas promessas de ressurreição. Assim, na tentativa de articular uma interpretação das condições humanas no presente contexto de hibridização entre o orgânico e o tecnológico, delineamos nossa abordagem através do mito moderno de Fausto, utilizando como referência metodológica o pensamento de Michel Foucault e Ieda Tucherman.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
TIAGO JOSÉ LEMOS MONTEIRO
As Práticas do Fã: identidade, consumo e produção midiática
Orientador: João Batista de Macedo Freire Filho.
Resumo: Com a expansão dos Estudos Culturais britânicos para o contexto acadêmico estadunidense, em meados da década de 70, a figura do fã deixou de ocupar um lugar marginal nas pesquisas sobre o universo da cultura de massa. O objetivo principal desta pesquisa é investigar em que medida o consumo de bens culturais e a admiração incondicional por determinado artista vinculado ao universo da música popular massiva (no caso específico, o líder da banda de rock brasiliense Legião Urbana, Renato Russo) se configura como um elemento importante no processo de construção identitária e sociabilização dos indivíduos, no contexto de uma contemporaneidade intensamente marcada pela presença desse imaginário midiático. Também pretendo verificar como se dá a incorporação de valores tais como autenticidade e atitude, presentes no discurso do líder da Legião Urbana, na vivência cotidiana do fã, seja na sua relação com os familiares e amigos, seja na produção de fanzines, sites e outros artigos que configuram a atividade do fã como um processo de recepção eminentemente ativo.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
VIVIANE DUTRA DA SILVA
Mídia e Estilo de Vida: a busca do prazer e o cuidado de si na sociedade contemporânea
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz.
Resumo: O objetivo desta pesquisa será investigar como se articulam as questões mídia e estilo de vida. Para isso, optou-se por dividir o estudo de acordo com a forma do tempo: irreversível e controlável, considerando que o tipo de escolha sugerida aos indivíduos pela mídia é representada, em geral, por duas correntes dominantes. A primeira, relativa à forma do tempo irreversível, tem como foco a obtenção imediata do prazer, a dimensão das oportunidades únicas e dos momentos extraordinários. Cenário, no qual não há espaço para a preocupação com os riscos e com as conseqüências que irão advir no futuro em razão de determinado comportamento, assim como também não há lugar para o sacrifício e para as práticas de ascese. Já a segunda corrente, relacionada à forma do tempo calculável, traduz a atitude do homem moderado, prudente, controlado, daquele que faz sacrifícios, calcula os riscos e age no sentido de evitar a dor e o sofrimento no futuro, afastando, assim, a proximidade da morte. Portanto, por intermédio da análise de propagandas de cartão de crédito e de reportagens sobre saúde, medicina e beleza publicadas na revista Veja será conduzida a investigação sobre os estilos de vida sugeridos pela mídia, as implicações para o sujeito ao optar por um dado comportamento, a responsabilidade do indivíduo pelo cuidado de si e a dimensão temporal do agir humano, na busca pela obtenção do prazer e pelo afastamento do sofrimento.
ARQUIVO PARA DOWNLOAD
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados