Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// TESES E DISSERTAÇÕES
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO // DISSERTAÇÕES EM 2024 - Em Construção
DIOGO SILVA DA CUNHA
Candeia entre a Quadra e o Disco: fonografias do samba e tradição nos anos 1970
Orientadora: Liv Rebecca Sovik
Resumo: Este trabalho analisa sambas gravados de Antônio Candeia Filho para pensar os modos como as noções de raiz e tradição participaram da produção e da recepção de suas sonoridades, assim como da de outros sambas gravados nos anos 1970 categorizados como “samba de raiz”. Busca refletir a partir do problema colocado por aquilo que na obra do sambista foge à associação imediata com essas duas noções. Para fundamentar a análise, realiza dois mapeamentos críticos sobre o samba urbano carioca: primeiro, sobre como os termos raiz e tradição foram inseridos nos debates entre críticos, agentes culturais e sambistas; segundo sobre o samba como construção sonora relacionada desde cedo com as práticas e inovações técnicas e estéticas da indústria fonográfica. Suas reflexões sobre a cultura popular foram baseadas nas noções e métodos dos estudos culturais do teórico britânico-jamaicano Stuart Hall e em trabalhos da história, da sociologia e da antropologia. Para abordar os sambas gravados a partir de sua sonoridade, a pesquisa recorreu a trabalhos de musicólogos sobre o samba urbano carioca e aos estudos do som. Já para abordar os discos como peças visuais e textuais, recorreu a procedimentos da semiótica de Charles S. Peirce. No processo de análise, observou-se que os discos contavam histórias mais complexas e com mais personagens que a tradicional historiografia do samba e a noção mercadológica de “samba de raiz” dão a entender. Percebeu-se que as associações realizadas pela crítica e pela memória pública de Candeia ao discurso da tradição com viés essencialista foram reforçadas sobretudo pela comunicação visual e textual de seus discos e pelos textos que cercam sua biografia. Contudo, tais associações não resistiram a uma escuta aberta à realidade profundamente inventiva e híbrida de suas realizações fonográficas. Demonstra-se, assim, que a fonografia dos sambas dos anos 1970 foi realizada e distribuída de modos que tanto contribuíram para sua essencialização quanto possibilitam percebê-los como expressões singulares da vivência de um tempo.
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VICTOR HENRIQUE JUSTINO FRANÇA
Políticas de Comunicação: conceitos e realidades em Universidades Federais
Orientadora: Suzy dos Santos
Resumo: Este trabalho investiga políticas de comunicação nas universidades federais brasileiras, bem como seus capitais estrutural e humano, além de seus serviços de comunicação. Com base em autores que se dedicam aos estudos da comunicação pública e sua regulação, como Eugênio Bucci, Pierre Zémor, Elizabeth Brandão e Jorge Duarte; em autores que pesquisam sobre mídia, como Muniz Sodré; em pesquisadores que estudam comunicação institucional, como Margarida Kunsch; e em pesquisadores que estudam sobre políticas de comunicação, como Wilson Bueno, busca-se mapear políticas de comunicação em universidades federais brasileiras, a partir de pesquisa junto a 68 instituições.
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Marina de Albuquerque Reginato
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Leonardo Lopes do Couto
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Gustavo Mota Alves Assunção Nogueira
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Filippo Pitanga Goytacaz Cavalheiro
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Ivan Luiz Accioly de Oliveira
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Mohara Valle Santos
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Lucas Honorato Cordeiro Contreiras Teles
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Marcelo dos Santos Marcelino
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Giulia Alves Ribeiro
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Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
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