Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CURSO
APRESENTAÇÃO
HISTÓRICO
COORDENAÇÃO
MESTRADO
DOUTORADO
PÓS-DOUTORADO
REGIMENTO
AÇÕES AFIRMATIVAS
CORPO DISCENTE
HISTÓRICO
O Programa de Pós-Graduação da UFRJ tem história e tradição. O Mestrado em Comunicação e Cultura da UFRJ foi criado em 1973. A iniciativa, liderada pelo professor Emmanuel Carneiro Leão, contou com o apoio dos professores Muniz Sodré e Márcio Tavares D’Amaral, que ainda fazem parte do corpo docente do Programa. O então diretor da Escola de Comunicação da UFRJ, José Simeão Leal, incentivou amplamente os colegas para a constituição de um curso inovador. Tomando a comunicação e suas tecnologias como centrais para a reflexão acerca da cultura, da política, da estética, do sujeito e da linguagem, Carneiro Leão, Sodré e Tavares D’Amaral implantaram um curso com forte caráter interdisciplinar, estabelecendo intensos diálogos com a filosofia, a psicanálise, a semiologia, a antropologia, a história e a literatura. Dez anos depois, em 1983, foi criado o Doutorado, seguindo a mesma proposta. 

Tendo como área de concentração “Comunicação e Cultura”, o pressuposto básico do Programa é o de que o campo da comunicação impõe-se nas sociedades modernas e contemporâneas como força estruturante de novas formas de socialização, de subjetivação e de produção estética, vetorizadas pelo mercado e por tecnologias avançadas de informação, com amplas consequências para o campo humanístico. 

Histórico dos coordenadores
2015-2016 - Denilson Lopes 
2013-2014 - Ana Paula Goulart Ribeiro 
2011-2012 - Maurício Lissovsky 
2009-2010 - João Freire Filho 
2007-2008 - Micael Herschmann 
2005-2006 - Paulo Vaz 
2003-2004 - Raquel Paiva
Coordenações anteriores 
 * alternavam-se Emmanuel Carneiro Leão, Marcio Tavares d’Amaral e Muniz Sodré.
MEMÓRIA
O PPGCOM foi constituído no Departamento de Fundamentos da Comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ pelo Prof. José Simeão Leal, primeiro diretor da Escola. Posteriormente, foi ampliado e desenvolvido pelo Prof. Emmanuel Carneiro Leão.

Desde a sua concepção, tornou-se um paradigma no estudo do fenômeno comunicacional por buscar a reflexão sobre o tema abarcando também filosofia, história, psicanálise, antropologia, sociologia - o âmbito das ciências humanas.

Para que seja possível conhecer melhor a história da criação e do desenvolvimento da Pós - e dos muitos desafios encontrados nesse período para sua consolidação -, professores de referência, alguns dos quais fundadores do Programa, foram entrevistados e deixaram aqui seu depoimento. Um registro muito importante da memória da Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e, ao mesmo tempo, homenagem a pessoas fundamentais para sua existência.
Milton José Pinto
Muniz Sodré
Rogério Luz
Heloisa Buarque de Hollanda
MD Magno
Marcio Tavares d`Amaral
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v.20, n.1 (2017)
Gilbert Simondon
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados