Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso

// NOTÍCIAS
Edital para seleção de Bolsas Sanduíche no Exterior (CAPES-PRINT)

Edital de 2019 do PPGCOM da UFRJ para seleção de Bolsas Sanduíche no Exterior (CAPES-PRINT):

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público que estarão abertas, entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2019, as inscrições do processo seletivo para candidaturas às Bolsas Sanduíche no Exterior (CAPES-PRINT) para terem início ainda este ano. Os interessados deverão comparecer a secretaria do PPGCOM, entre 10:00 e 15:00 horas, para apresentar a documentação – na forma impressa e eletrônica – ao técnico Thiago Couto (que estará de plantão no local).

Comissão de avaliação:

A comissão de avaliação deste edital será formada pelas seguintes professoras: Victa de Carvalho (Coordenadora Geral do programa), Marialva Barbosa (docente da linha de Mídia e Mediações Socioculturais), e Fernando Gonçalves (docente do PPGCOM da UERJ, como membro externo). Participa ainda dessa comissão, como representante discente do programa, o aluno Andrey Chagas.

Bolsas Sanduíche no Exterior:

O PPGCOM da UFRJ estará disponibilizando para o edital deste ano três (3) Bolsas Sanduíche no exterior, todas com duração de 6 meses.

Candidaturas e documentação para inscrição:

Poderão se candidatar a esse edital todos os alunos de doutorado do PPGCOM da UFRJ (que já tiverem realizado a sua qualificação), apresentando a seguinte documentação:

- Projeto de pesquisa com plano de trabalho;
- Formulário de bolsa no exterior (anexo 1);
- Carta de aceite do supervisor da IES de destino;
- Curriculum Lattes do candidato atualizado.

Critérios:

Os candidatos terão sua trajetória acadêmica, projeto de pesquisa e plano de trabalho analisados – pela comissão nomeada pelo Conselho Deliberativo do PPGCOM – a partir dos seguintes critérios de avaliação: mérito científico do projeto e plano de trabalho, possíveis impactos dessa iniciativa na trajetória profissional do solicitante, e, ainda, prováveis desdobramentos desse estágio para o processo de internacionalização do programa. Os critérios estabelecidos tomam como principal referência as diretrizes instituídas pelo programa CAPES-PRINT. Salienta-se que as solicitações aprovadas serão classificadas pela comissão avaliadora.

Cronograma:

• Lançamento do edital: 18/02/2019
• Inscrições: 19/02/2019
• Avaliação da comissão: 20/02/2019
• Resultado preliminar do processo de seleção: 21/02/2019
• Interposição de recursos: 22/02/2019
• Resultado final do processo de seleção: 25/02/2019
• Prazo para a entrega da documentação final dos candidatos contemplados: 26/02/2019

Resultados e implementação das bolsas de estudo:

Após a divulgação do resultado final pelo PPGCOM da UFRJ, os candidatos contemplados deverão encaminhar até o dia 26 de fevereiro a seguinte documentação: projeto de pesquisa, plano de trabalho, formulário de bolsa no exterior, carta de aceite do supervisor (da IES de destino), curriculum Lattes do candidato atualizado, histórico escolar, cópia do passaporte, ata de defesa de qualificação, currículo do pesquisador responsável na instituição de destino, certificado de proficiência em língua estrangeira (ver anexo 2), e, finalmente, uma proposta de atividades a serem realizadas no retorno ao PPGCOM. Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida pela PR2 e pela CAPES (em tempo hábil para a implementação dos auxílios), mesmo que aprovados e selecionados pela comissão de avaliação, poderão ter as suas candidaturas invalidadas pela coordenação do PPGCOM.

Informamos também que, até o dia 28 de fevereiro, a coordenação do PPGCOM entregará toda a documentação dos candidatos selecionados às instâncias superiores da UFRJ: as indicações do programa serão avaliadas pela PR2 e, caso venham a ser aprovadas, serão em seguida encaminhadas para a CAPES até o dia 15 de março. Ressalta-se ainda que, posteriormente, a CAPES entrará em contato como os beneficiários dos auxílios para tratar de detalhes finais para a implementação das referidas bolsas de estudo.

DATA DE PUBLICAÇÃO:
18.fev.2019
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados