Edital nº2 para Seleção de Bolsas de Professor Visitante no Exterior (CAPES-PRINT) 2019

2° Edital de 2019 do PPGCOM da UFRJ para seleção de bolsa de Professor Visitante no Exterior (CAPES-PRINT):

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público que estarão abertas, entre os dias 10 e 11 de junho de 2019, as inscrições do processo seletivo para candidaturas à bolsa de Professor Visitante no Exterior (CAPES-PRINT) para início a partir de setembro deste ano. Os interessados deverão comparecer a secretaria do PPGCOM, entre 10:00 e 15:00 horas, para apresentar a documentação – na forma impressa e eletrônica – ao técnico Thiago Couto (que estará de plantão no local).

Comissão de avaliação:

A comissão de avaliação deste edital será formada pelos seguintes professores: Victa de Carvalho (Coordenadora geral do programa), Igor Sacramento (Coordenador da linha de Mídia e Mediações Socioculturais),) e Fernando Gonçalves (docente do PPGCOM da UERJ, como membro externo).

Bolsas de Professor Visitante Sênior no Exterior:

O PPGCOM da UFRJ estará disponibilizando para o 2° edital deste ano uma (1) bolsa de Professor Visitante Sênior no Exterior com a duração de 12 meses.

Candidaturas e documentação para inscrição:

Poderão se candidatar a esse edital todos os docentes do PPGCOM da UFRJ, desde que apresentem nessa primeira etapa a seguinte documentação:

1. Formulário “Candidatura à bolsa no exterior”.
2. Carta de aceite ou convite da instituição de destino, devidamente datada e assinada, em papel timbrado, informando a data completa de início e término da permanência, que deve corresponder à quantidade de meses da bolsa a ser concedida;
3. Cópia da publicação de autorização do afastamento do país;
4. Cópia do passaporte;
5. Currículo Lattes atualizado;
6. Plano de trabalho a ser desenvolvido durante a permanência no exterior, contendo os seguintes itens:

•Título;
•Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema da pesquisa e aderência ao Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ;
•Definição e delimitação clara do objeto de estudo;
•Objetivos e Metas;
•Metodologia a ser empregada;
•Cronograma de atividades;
•Contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem, quando o caso, bem como para a ampliação da cooperação e intercâmbios internacionais da UFRJ, destacando o potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação dos resultados, quando for o caso;
•Relevância da pesquisa proposta para o desenvolvimento científico e tecnológico da área no Brasil no médio e longo prazos;
•Relevância da pesquisa proposta para o desenvolvimento econômico e de bem-estar social do Brasil no médio e longo prazos, quando for o caso;
•Informação se o plano de estudos prevê/atende às normas éticas nacionais e internacionais, quando relevante;
•Justificativa para a escolha da IES de destino, indicando a sua adequação ao Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ e, se for o caso, também ao do projeto em cooperação internacional;
•Referências bibliográficas;
•Resultados esperados;

7. Proposta de atividades a serem realizadas no retorno, de forma a permitir que a instituição se aproprie do conhecimento adquirido pelo beneficiário no exterior.

Critérios:

Para a seleção serão considerados os seguintes critérios mínimos:

· Atendimento aos requisitos exigidos ao candidato na data prevista da seleção, conforme estabelece a Portaria Capes nº 289, de 28 de dezembro de 2018, para as bolsas no exterior;

· Adequação da documentação apresentada pelo candidato;

· A qualificação do candidato e o mérito científico-acadêmico do plano e sua aderência ao tema do Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ. Os critérios estabelecidos tomam como principal referência as diretrizes instituídas pelo programa CAPES-PRINT.

· Exequibilidade do plano de pesquisa/trabalho dentro do cronograma previsto;

· Adequação da instituição de origem, no caso de bolsas no país, e da de destino, em relação às bolsas no exterior para o desenvolvimento do plano previsto.

Cronograma:

Lançamento do edital: 10/06/2019
Inscrições: de 10/06/2019 a 11/06/2019
Período de avaliação da comissão: 12/06/2019
Resultado preliminar do processo de seleção: 13/06/2019
Prazo para interposição de recursos: 14/06/2019
Resultado final do processo de seleção: 17/06/2019

Resultado e implementação da bolsa de estudo:

Informamos que, até o dia 26 de junho, a coordenação do PPGCOM entregará toda a documentação do candidato selecionado às instâncias superiores da UFRJ: a indicação do programa será avaliada e convalidada ou não pela PR2 e, caso venha a ser aprovada, será encaminhada em seguida para a CAPES. Ressalta-se ainda que, posteriormente, a CAPES entrará em contato com o beneficiário da bolsa para tratar de detalhes finais para a implementação da referida bolsa de estudo.
10.jun.2019