Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
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Chamada de Trabalhos XVII Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM 2022

Data: 26 a 29 de Outubro de 2022

Local: Faculdade de Letras da Universidade Do Porto

Pavilhão Rosa Mota

Jardins do Palácio de Cristal

Porto - Portugal

Identidade ou identidades? O conceito pode querer dizer demasiado, quando
percebido com um sentido forte, ou não o suficiente, quando o oposto
acontece (Brubaker & Cooper, 2000). Mas poderá a mudança comprometer
os diálogos e as interações das cidades e dos seus ocupantes – uns com
os outros e com ela própria – num momento em que o mundo está em
transformação – comprometendo as identidades do diferente?
 

Lançado o mote, a cidade do Porto e a Universidade do Porto serão, de 26 a 29
de outubro de 2022, o local de debate e reflexão da XVII edição do
IBERCOM - Congresso Ibero-Americano de Comunicação, cujo tema central
será “Comunicação, Identidades e Diálogo na Cidade Mediatizada”.

A pandemia trouxe o distanciamento, a nova palavra de ordem que alterou
os canais de sociabilidade, tal como os conhecíamos. O’Brien (2021)
destaca os aspetos positivos e negativos que o confinamento provocou,
quer do ponto de vista da reinvenção dos formatos comunicacionais, quer
do retomar de práticas de convivialidade das comunidades e os laços de
solidariedade estabelecidos. O pós-Covid poderia significar a integração
destas experiências e uma expansão de interações sociais, como forma de
celebração e normalização dos rituais de convívio. Contudo, este
esperado retorno é constrangido pelo novo quadro da política externa,
que pesa mais do que nunca na forma como nos relacionamos. O conflito
internacional substituiu o esperado fim da crise sanitária, dando, de
novo, lugar à insegurança e colocando entraves aos ritos padronizados de
sociabilidade e como as comunidades reintegram a incerteza.
Nesta encruzilhada de reconfiguração social, pensar o papel da
comunicação, enquanto eixo de criação de identidades, mas também como
parte em processos de inclusão ou exclusão de indivíduos é fundamental,
para melhor entender o presente e pensar o futuro. É este o desafio de
reflexão que lançamos com o XVII Congresso Ibero-Americano de
Comunicação, com o tema central “Comunicação, Identidades e Diálogo na
Cidade Mediatizada”.

O Congresso é organizado pela Associação Ibero-Americana de
Investigadores de Comunicação (ASSIBERCOM) em parceria com o CITCEM –
Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»,
Unidade de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
(FLUP). O tema central deste congresso torna imprescindível a
participação da própria cidade na discussão – que se junta à iniciativa
por intermédio da Câmara Municipal do Porto.

Em prol do desenvolvimento do conhecimento e da ciência, a organização do
congresso convida investigadores, professores e estudantes de
pós-graduação a apresentarem trabalhos de pesquisa nas Divisões
Temáticas Internacionais (DTIs). A inscrição de trabalhos será por meio
de submissão de resumos expandidos segundo o eixo temático de cada DTIs
da ASSIBERCOM.

 

Calendário:

01 a 30 de Junho/22: Período para submissão dos resumos expandidos

30 de Julho/22: Divulgação dos resumos aprovados 

31 de Julho – 30 de Setembro/22: Inscrições

26-29 de Outubro/22: Realização do XVII Congresso IBERCOM

30 Outubro – 15 dezembro/22 – Envio do texto completo para o e-book(Anais/Actas) - (opcional)

 

Regras para submissão de trabalhos

SUBMISSÃO

Línguas do congresso: Português e Espanhol.

Normas gerais para a submissão de propostas de comunicação:

A submissão de propostas de comunicação, numa das línguas do congresso,
deve ser feita no sistema do congresso de 01 até 30 de junho de 2022, 
através do sítio https://ocs.letras.up.pt/index.php/ibercom/index/schedConfs/current

Cada autor/a poderá apresentar  uma comunicação individual e, eventualmente,
uma segunda em co-autoria de, no máximo, quatro pessoas. O trabalho
deve ser original, não publicado previamente nem apresentado em outros
eventos acadêmicos.

É requisito obrigatório que o/as autore/as possuam o grau de mestre ou de
doutor/a, ou que sejam estudantes de mestrado ou de doutorado.

As comunicações devem ser inéditas e que acrescentem novo conhecimento às problemáticas temáticas das DTIs (ver abaixo).

As propostas inscritas serão selecionadas por uma equipe de coordenação formada por quatro pessoas em cada DTI.

O/as autore/as cujos trabalhos sejam aceites deverão apresentar a
comunicação no congresso, pagando a respectiva taxa de inscrição. Também
poderão enviar o texto completo da comunicação (calendário acima), para
publicação em livro eletrônico com ISBN, após arbitragem. No caso de
comunicações coletivas, pelo menos um dos autores da proposta de
comunicação terá de participar no evento. Só serão emitidos certificados
de participação e comunicação a investigadores que efetivamente
participem no Congresso. 
O evento será presencial.

Normas de estilo a respeitar na submissão de propostas de comunicação:

Por favor, respeitar escrupulosa e integralmente as normas de estilo
seguintes na submissão de propostas de comunicação e usar o modelo
disponibilizado para o efeito.

a) Documento Word, extensões doc, docx ou rtf (não se aceitam documentos em Open Office), margens de 2cm (todas).

b)
Letra Times New Roman, corpo 12 (toda a proposta), entrelinhado 1,5,
justificado, sem reentrância de início de parágrafo, num único
parágrafo.

c) Incluir, por ordem, os seguintes elementos, com duplo espaço vertical a separá-los:

– Título da comunicação proposta

– Nome do autor/a

– Instituição a que pertence o autor/cidade e país

– Email

[No caso de haver mais do que um autor, repetir a informação relativa a nome, instituição e email, pela mesma ordem.]

 – Resumo de 300 a 500 palavras, apresentando o tema, os objetivos, a metodologia, os principais resultados e conclusões.

– Palavras-chave: até cinco, separadas por ponto e vírgula.

_
O texto completo para constar do e-book (envio opcional) deverá ter
entre 30 e 35 mil caracteres, contendo resumo de até 200 caracteres e
cinco palavras-chave, respeitando o estilo acima para submissão, no
formato de artigo científico.

Divisões Temáticas Internacionais (DTIs): 

DTI 1 – Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação

DTI 2 – Comunicação, Política e Economia Política

DTI 3 – Comunicação e Cidadania

DTI 4 – Educomunicação

DTI 5 – Comunicação e Identidades Culturais

DTI 6 – Comunicação e Cultura Digital

DTI 7 – Discursos e Estéticas da Comunicação

DTI 8 – Recepção/Receção e Consumo na Comunicação

DTI 9 – Estudos de Comunicação Organizacional

DTI 10 – Estudos de Televisão e Cinema

DTI 11 – Estudos de Rádio e Meios Sonoros

DTI 12 - Estudos de Jornalismo

DTI 13 – História da Comunicação e dos Meios

DTI 14 – Estudos de Folkcomunicação


 

DATA DE PUBLICAÇÃO:
31.Mai.2022
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v.24, n.03 (2021)
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