Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// NOTÍCIAS
Edital número 3 do PPGCOM para seleção de bolsas de Doutorado Sanduiche no Exterior (CAPES-PRINT)/2020

3° Edital do PPGCOM Eco/UFRJ para seleção de bolsas de Doutorado Sanduiche no Exterior (CAPES-PRINT)/2020:

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público que estarão abertas, entre os dias 28 de julho e 04 de agosto de 2020, as inscrições do processo seletivo para candidaturas à Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES-PRINT) para início entre os meses de janeiro, fevereiro ou março de 2021. Os interessados deverão enviar e-mail para jorgina.costa@eco.ufrj.br e victa.carvalho@eco.ufrj.br

Comissão de avaliação:

A comissão de avaliação deste edital será formada pelas seguintes professoras: Victa de Carvalho (Coordenadora Geral do programa), Igor Sacramento (Coordenador da linha de Mídias e Mediações), e Fernando Gonçalves (docente do PPGCOM da UERJ, como membro externo). Participa ainda dessa comissão, como representante discente do programa, o discente Andrey Chagas.

Bolsas Sanduíche no Exterior:

O PPGCOM da UFRJ indicará 1 Bolsa Sanduíche no exterior, com duração de 6 meses para início em janeiro, fevereiro ou março de 2020.

Candidaturas e documentação para inscrição:

Poderão se candidatar a esse edital todos os alunos de doutorado do PPGCOM da UFRJ (que já tiverem realizado a sua qualificação), apresentando a seguinte documentação:

- Projeto de pesquisa com plano de trabalho;
- Formulário de bolsa no exterior (anexo 1);
- Carta de aceite do supervisor da IES de destino (data de ida e volta);
- Curriculum Lattes atualizado;

Critérios:

Os candidatos terão sua trajetória acadêmica, projeto de pesquisa e plano de trabalho analisados – pela comissão nomeada pelo Conselho Deliberativo do PPGCOM – a partir dos seguintes critérios de avaliação: mérito científico do projeto e plano de trabalho, possíveis impactos dessa iniciativa na trajetória profissional do solicitante, e, ainda, prováveis desdobramentos desse estágio para o processo de internacionalização do programa. Os critérios estabelecidos tomam como principal referência as diretrizes instituídas pelo programa CAPES-PRINT. Salienta-se que as solicitações aprovadas serão classificadas pela comissão avaliadora.

Cronograma:

• Lançamento do edital: 28/07/2020
• Inscrições: de 28/07/2020 a 04/08/2020
• Período de avaliação da comissão: 05/08/2020 a 06/08/2020
• Resultado preliminar do processo de seleção: 07/08/2020
• Prazo para interposição de recursos: 08/08/2020
• Resultado final do processo de seleção: 11/08/2020
• Prazo para a entrega da documentação final dos candidatos contemplados: 14/08/2020

Resultados e implementação das bolsas de estudo:

Após a divulgação do resultado final pelo PPGCOM da UFRJ, os candidatos contemplados deverão encaminhar até o dia 14 de agosto de 2020 a seguinte documentação: projeto de pesquisa, plano de trabalho, formulário de bolsa no exterior, carta de aceite do supervisor (da IES de destino), curriculum Lattes do candidato atualizado, histórico escolar, cópia do passaporte, ata de defesa de qualificação, currículo do pesquisador responsável na instituição de destino, certificado de proficiência em língua estrangeira (ver anexo 2), e, finalmente, uma proposta de atividades a serem realizadas no retorno ao PPGCOM. Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida pela PR2 e pela CAPES (em tempo hábil para a implementação dos auxílios), mesmo que aprovados e selecionados pela comissão de avaliação, poderão ter as suas candidaturas invalidadas pela coordenação do PPGCOM.
Informamos também que a coordenação do PPGCOM entregará toda a documentação dos candidatos selecionados às instâncias superiores da UFRJ, de acordo com o calendário divulgado pela PR-2. As indicações do programa serão avaliadas pela PR2 e, caso venham a ser aprovadas, serão em seguida encaminhadas para a CAPES. Ressalta-se ainda que, posteriormente, a CAPES entrará em contato como os beneficiários dos auxílios para tratar de detalhes finais para a implementação das referidas
bolsas de estudo.
Para mais informações sobre o programa CAPES-PRINT/UFRJ acesse: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/2581
DATA DE PUBLICAÇÃO:
28.jul.2020
COMPARTILHE:
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v.23, n.01 (2020)
A Música e suas Determinações Materiais
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados