Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Consuelo Lins
Professora Titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Pesquisadora 1D do CNPQ, da área de Comunicação, com ênfase na produção audiovisual contemporânea, particularmente cinema contemporâneo, documentário, documentário subjetivo, ensaios fílmicos; cinema, vídeo, televisão, mídias móveis. Formada em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fez mestrado na ECO/UFRJ, mestrado e doutorado (1989/1994) e pós-doutorado (2005) em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle). Atuou como professora convidada, em 2014, na Universidade Paris III /Sorbonne Nouvelle (IRCAV). Entre 2014 e 2015 foi pesquisadora de pós-doutorado do Department of Film, Media and Cultural Studies do Birkbeck College/University of London. É autora de O documentário de Eduardo Coutinho; televisão, cinema e vídeo (Jorge Zahar editor - 2004, 2007, 2011/terceira reimpressão) e, em parceria com Cláudia Mesquita, Filmar o real, sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Jorge Zahar editor - 2008 - 2011/segunda edição). Ganhou os editais da Petrobrás Cultural (2007) e do Ministério da Cultura (2008). É diretora de Lectures (2005), Leituras Cariocas (2009), Babás (2010), entre outros, premiados em vários festivais.
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
LINS, Consuelo. Eduardo Coutinho: linguista selvagem do documentário brasileiro. Galáxia (São Paulo. Online), v. 31, p. 41-53, 2016.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Claudia. O fim e o princípio: entre o mundo e a cena. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), p. 49-63, 2014.

LINS, Consuelo; PICADO, Benjamim ; FRANCA, Andrea. Figuras da imersão visual do espectador na imagem : a construção dos « lugares de experiência » nas práticas documentais contemporâneas. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 10, p. 31-48, 2013.

LINS, Consuelo; BLANK, Thaís. Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo. Significação - Revista de Cultura Audiovisual, v. 39, p. 52-74, 2012.

LINS, Consuelo. Le film-dispositif dans le documentaire brésilien contemporain. Cinémas (Montréal), v. 22, p. 93-103, 2011.

LINS, Consuelo; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra ; FRANCA, Andrea. A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo. Galáxia (PUCSP), v. 11, p. 54-67, 2011.

LINS, C. L.; MENEZES, Adriana Cursino. O tempo do olhar: arquivo em documentários de observação e autobiográficos. Conexão (UCS), v. 9, p. 87-99, 2010.

LINS, Consuelo. Do espectador crítico ao espectador-montador: Um dia na vida, de Eduardo Coutinho. Devires (UFMG), v. 7, p. 132-138, 2010.

LINS, Consuelo. Dear Doc: o documentário entre a carta e o ensaio fílmico. Devires (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 3, p. 47-57, 2006.

LINS, Consuelo. Um passaporte húngaro, de Sandra Kogut: cinema politico e intimidade. Galáxia (PUCSP), São Paulo, v. 7, p. 75-84, 2004.
PROJETO DE PESQUISA:
Práticas e imagens documentais na cultura audiovisual contemporânea: arte, ensaio, subjetividade

Descrição
Esta investigação está alicerçada nos dois eixos de pesquisa que já estavam contidos no projeto do estágio pós-doutoral (realizado em 2014/2015 na Birkbeck College). Portanto, vem se dando continuidade a esta agenda de pesquisa que se estruturou nesse período. O primeiro eixo busca repensar as implicações do gesto de apropriação de imagens de arquivo na prática do documentário ensaístico (e este aspecto será fartamente analisado ao longo da minha pesquisa), isto é, tenho desenvolvido inúmeras reflexões – construídas a partir não só de teóricos e críticos do campo do cinema e do audiovisual, mas também a partir de pensadores que refletem sobre a origem da forma ensaio na história da filosofia e nos exercícios literários e subjetivos na literatura (além das já clássicas referências às obras de pensadores do cinema e cineastas) – que buscam avaliar as potencialidades e limites destas práticas. Já o segundo eixo desse projeto, analisará as relações entre documentário e arte contemporânea: tópico que será prioridade na minha agenda de pesquisa dos próximos dois anos e que terá como prioridade a obra de Cao Guimarães (portanto, boa parte desta pesquisa vai tomar como referência os filmes, vídeos, fotografias e videoinstalações deste artista mineiro). Esta investigação vem sendo realizada no grupo de pesquisa CIEC-PPGCOM/UFRJ e está vinculada a linha de pesquisa Tecnologia da Comunicação e Estéticas.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
consuelolins@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v.23, n.01 (2020)
A Música e suas Determinações Materiais
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados