Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Antonio Fatorelli
Graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado na Princeton University (2006) e na Universidade Federal do Ceará (2014). Realizou várias exposições de fotografia e de imagem digital em que predominam a dimensão experimental e conceitual. É professor do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da mesma universidade. e pesquisador da imagem e das novas mídias. É pesquisador do Núcleo N-Imagem e do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento na ECO/UFRJ. Tem como seus principais interesses de pesquisa: imagem, fotografia e novas mídias. É autor dos livros Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídia (Senac, 2013), O que se vê, o que é visto: uma experiência transcinemas (Contracapa, 2010, com Katia Maciel), Fotografia e novas mídias (ContraCapa, 2008) e Fotografia e viagem - entre a natureza e o artifício (Relume Dumará, 2003). É organizar das coletâneas Limiares da Imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea (com Fernanda Bruno) e Fotografia contemporânea: desafios e tendência (com Victa de Carvalho e Leandro Pimentel). 
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
FATORELLI, Antonio Pacca. Instalaciones interactivas. Arkadin, v. V, p. 101-108, 2016.

FATORELLI, Antonio Pacca. Fotografía contemporánea: Entre el cine, el video y los nuevos medios. Arkadin, v. V, p. 94-100, 2016.

FATORELLI, Antonio Pacca. Do analógico ao digital: negociações e ultrapassagens. Ícone (Recife), v. 15, p. 13-28, 2014.

FATORELLI, Antonio Pacca. Modalidades de inscrição temporal nas imagens fotográficas. Ícone (Recife), v. 15, p. 16-26, 2013.

FATORELLI, Antonio Pacca. Mutações da imagem. Visualidades (UFG), v. 11, p. 83-98, 2013.

FATORELLI, Antonio Pacca. Imagem e afecção. Galáxia (São Paulo. Online), v. 12, p. 48-58, 2012.

FATORELLI, Antonio Pacca. Fotografia contemporânea: corpo, percepção e imagem. Contemporanea (UFBA. Online), v.8, p. 01-21, 2010.

FATORELLI, Antonio Pacca. O virtual fotográfico: técnica, corpo e imagem na contemporaneidade. Lumina (Juiz de Fora), v. 3, p. 1-10, 2009.

FATORELLI, Antonio Pacca. A atualidade de Flusser. Eco-Pós (UFRJ), Rio de Janeio, v. 7, n.N.2, p. 135-142, 2004.

FATORELLI, Antonio Pacca. José Oiticica Filho e o avatar da fotografia brasileira. Lugar Comum (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 11, p. 141-158, 2000.
PROJETO DE PESQUISA:
Convergências entre a fotografia, o cinema e o vídeo na arte brasileira contemporânea

Descrição
As mutações estéticas processadas no âmbito da cultura contemporânea colocam em perspectiva as definições tradicionalmente associadas aos meios fotográfico, videográfico e cinematográfico, enquanto estabelecem as condições favoráveis à emergência de um pensamento crítico. Neste momento de transição, comparável em extensão e em profundidade àquele que se sucedeu à emergência da fotografia e do cinema no século XIX, renovam-se os desafios para o criador de imagens e também para o crítico da cultura visual. As recentes mutações da fotografia e do cinema endereçam as questões cruciais que se destacam no âmbito da cultura imagética atual. Após identificar as problemáticas teóricas e metodológicas mais abrangentes reportadas a essa condição da imagem contemporânea, extensamente trabalhadas no projeto de pesquisa Passagens das Imagens: entre a fotografia, o cinema, o vídeo e as Novas Mídias, o presente projeto tem o propósito, mais pontual, de identificar as linhas de forças atuantes nesse momento transicional no caso específico da produção brasileira contemporânea, de natureza experimental e multimídia. Encontramos no Brasil, de modo singular, e notadamente diferente do observado em outros países latino-americanos, um conjunto expressivo de obras produzidas no cruzamento entre a fotografia, o cinema, o vídeo e as mídias digitais. Afinal, como contextualizar histórica e teoricamente, desde uma perspectiva transdisciplinar, esses trabalhos assinados por renomados artistas brasileiros. A apreciação crítica desse conjunto de obras intermídias realizadas no Brasil no curso das últimas três décadas, demanda a mobilização de uma abordagem multimídia, apropriada à identificação da dinâmica estabelecida pelas relações transversais entre diferentes domínios técnicos e cognitivos. Esse percurso considera, em uma primeira aproximação, a história das artes plásticas, da fotografia e do cinema, especialmente a partir da década de 1950, conjuntura em que acompanhamos, de modo inaugural, a emergência de manifestações relativamente unificadas, em concordância às grades concretista e neoconcretista. Entretanto, a percepção dos significativos desenvolvimentos observados, nessa conjuntura, nos âmbitos das linguagens visuais e audiovisuais singulares a cada meio, deve desdobrar-se, a seguir, na assunção de uma abordagem transdisciplinar, propriamente concernente às formações híbridas contemporâneas. Tal percurso teórico-metodológico deverá incorporar as contribuições das iniciativas de vídeo arte no brasil, notadamente a partir dos anos 1970, de modo a subsidiar o delineamento de uma genealogia das obras multimídias contemporâneas. Vale salientar que este projeto de pesquisa está desenvolvido no Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento associado ao PPGCOM/UFRJ e está vinculado a linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
afatorelli@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados