Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Tatiane Leal Costa
Professora Adjunta na ECO-UFRJ. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, onde também se graduou em Comunicação Social/Jornalismo. Realizou Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Fiocruz. É vice-líder do Núcleo de Estudos em Mídia, Emoções e Sociabilidade. É pesquisadora na área de Gênero e Mídia.
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
LEAL, Tatiane. O sentimento que nos faz irmãs: construções discursivas da sororidade em mídias sociais. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 23, p. 139-164, 2020.
https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27601

LOPES, A. R. ; LEAL, Tatiane ; MASSARANI, L. M. . Ciência, gênero e autorrepresentação: estudo da hashtag #mulheresnaciencia no Instagram. REDES – Revista de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, v. 28, p. 1, 2023.
https://www.scielo.br/j/ref/a/BLgb39VTnFdMxnVkmNHmnys/

LEAL, Tatiane. A mulher emocional: potências e riscos da feminilidade no discurso jornalístico. RUMORES (USP), v. 11, p. 191-208, 2017.
https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/122149/130191
PROJETO DE PESQUISA:
Feminismo, Emoções e Mídia: da politização do privado à privatização do político

Resumo

Há uma pluralidade de sentidos em torno dos feminismos contemporâneos e algumas questões se colocam quando pensamos em um movimento social contemporâneo mediado por lógicas midiáticas: Que política de resistência é possível quando o feminismo se torna mainstream? Como é possível uma raiva coletiva e uma felicidade individual serem enunciadas, ao mesmo tempo, como premissas do feminismo? Que emoções são reivindicadas e mobilizadas nos projetos de mundo enunciados pelas mulheres – ou para as mulheres? E que emoções são mobilizadas para rechaçar o movimento e/ou para demarcar fronteiras entre as feministas e os antifeministas? Esse conjunto de questões motiva uma investigação sobre os sentidos produzidos em torno das palavras “feminismo” e “feminista” na mídia contemporânea, destacando a construção das emoções nesses discursos. O presente projeto de pesquisa tem o objetivo geral de analisar discursos midiáticos contemporâneos sobre o feminismo, de modo a compreender que sentidos sobre esse movimento têm sido construídos nas redes sociais e como as emoções têm sido mobilizadas pelas mulheres e sobre elas como balizadoras de uma prática, de uma identidade e de um projeto feminista.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
tatianeclc@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados