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Possui Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Pós-Doutorado em Antropologia Cultural, Paris V - Sorbonne (1985). É professora titular emérita da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e como coordenadora do grupo de pesquisa Coordenadora do grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais. É pesquisadora de produtividade 1D do CNPq, consultora ad hoc da Faperj, da Capes e do CNPq. Seus temas e interesses de pesquisa são os seguintes: epistemologia da comunicação, corpo, moda, antropologia do consumo e artes, no contexto sul-americano e global. É autora e organizadora de diversos livros, entre eles: Mixologias: comunicação e o consumo da cultura (Estação das Letras e Cores, 2010), A periferia pop na Idade Mídia (Estação das Letras e Cores, 2010), Que Corpo é Esse? Novas Perspectivas (Mauad, 1999), Em Pauta: corpo, globalização e novas tecnologias (Mauad, 1999) e Em Nome do Corpo (Rocco, 1998). |
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Identidade, marca e globalização
Descrição Este projeto busca por em relevo o fato de que o pensamento sobre a nação, depois de estar vinculado intimamente ao discurso do Estado e a um projeto de homogeneidade, começa agora a vincular-se mais diretamente ao mercado e ao debate da pluralização da diferença. Esta paisagem vem sendo analisada a partir do estudo de caso da moda, levando-se em conta a progressiva globalização da economia do país (e as dinâmicas impostas por novas orientações políticas no contexto contemporâneo). Assim, o corpo e sua relação com a moda emergem emblematicamente como operadores simbólicos importantes no quadro social. Sob a ótica do mercado, da epistemologia da comunicação e da antropologia do consumo, vem se pesquisando o desenvolvimento da relação nacional/estrangeiro, global/local no imaginário brasileiro da segunda metade do século passado. Além disso, esta pesquisa busca também fazer um balanço de algumas experiências que vem sendo realizadas no campo dos estudos das culturas das periferias e da (re)construção (edição) de corpos (corpos aqui compreendidos também como mídia). Esta investigação está sendo desenvolvida no grupo de pesquisa ETHOS-PPGCOM/UFRJ e está vinculado a linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais. |
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