Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Anita Leandro
Anita Leandro é documentarista e professora da ECO-UFRJ, com diversas publicações em cinema. Sua pesquisa sobre a filmagem da fala e a montagem de materiais de arquivo deu origem ao documentário Retratos de identificação (2014), prêmio do juri oficial do CachoeiraDoc e prêmio Arcoiris do Festival del Cinema Latino Americano de Trieste. Trabalhou como jornalista no Brasil e na Europa. Fez mestrado e doutorado em cinema na Université Paris III. Sua tese, Le personnage mythique au cinema, foi publicada pela Presses du Septentrion em 2001. De 1999 a 2003, coordenou pesquisa no Nutes-UFRJ e de 2003 a 2009, foi professora e coordenadora do master profissional "Réalisation de documentaires et valorisation des archives" da Université Bordeaux 3. Em 2016, foi professora convidada da Paris III. Seu pós-doutorado nessa mesma universidade deu origem ao projeto de filme Anistia 79, em fase de produção. Desde 2006, filma narradores especializados na obra de Guimarães Rosa.
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
Artigos

2016. “A história na primeira pessoa: em torno do método de Rithy Panh”. E-Compós, v.19, pp. 1-15.

2013. “Um fotograma de diferença. A montagem arcaica de Straub-Huillet”. Devires, v.10, pp. 160-181.

2012. “Desvios de imagens”. E-Compós, v.15, n.1, pp. 1-17.

2010. “Falkenau: a vida póstuma dos arquivos”. Significação, v.34, pp. 105-121. 

2010. “Cartografias do êxodo”. Devires, v.7, n.1, pp/ 94-111.

2004. “A Trilogia da Terra: considerações sobre a pedagogia glauberiana”. Educação e Realidade, v.28, pp. 9-28.

Capítulo de livro

2017. “Anistia 79. A restauração das imagens da história pelo cinema: . In: Thais Blank; Patricia Machado; Arbel Griner; Adelina Novaes e Cruz, orgs. Arquivos em Movimento. Fundação Getúlio Vargas, pp. 118-139.

2015. “Montagem e história. Uma arqueologia das imagens da repressão”. In: Alessandra S. Brandão & Ramayana Lira de Souza, orgs. A sobrevivência das imagens. Campinas: Papirus, pp/103-120.

2015. “La parole analphabète et le regard aveugle”. In: Michel Marie & Juliana Araújo, orgs. À grande allure. L"oeuvre de Pierre Perrault. Paris: IRCAV/Théorème, pp. 150-160.

Livro

2001. Le personnage mythique au cinéma. Lille: Presses du Septentrion, 500 págs.
PROJETO DE PESQUISA:
O Documentário Historiográfico e a Montagem dos Arquivos
 
Descrição
O projeto tem por objetivo a problematização do conceito de montagem cinematográfica, inscrevendo-o num debate mais ampliado, vinculado aos esforços de uma historiografia interessada pelas formas da história, ou seja, a plasticidade dos documentos visuais e audiovisuais e a poética do testemunho. O corpus empírico da pesquisa é constituído por fontes históricas, muitas delas inéditas no cinema e desconhecidas por parte dos historiadores. Em sua fase atual, o projeto se concentra, sobretudo, num material filmado por um exilado brasileiro em junho de 1979, em Roma, durante a “Conferência Internacional pela Anistia”, evento que reuniu mais de 300 representantes da luta pela anistia no Brasil. Guardadas durante quatro décadas e localizadas em Paris durante pesquisa pós-doutoral em 2016, essas imagens são confrontadas, no âmbito da pesquisa, à memória de pessoas presentes no evento. Essa confrontação entre fala viva e documentos do passado é filmada, com vistas à realização de um documentário (Anistia 79, título provisório), cujo processo de filmagem e montagem tem funcionado como um laboratório de investigação empírica sobre as relações entre cinema e história. Em busca de pontos de interseção entre a escrita do cinema e a escrita dos historiadores, a investigação se atém aos diferentes procedimentos de abordagem das fontes históricas nesses campos do conhecimento. O projeto é o desdobramento de uma pesquisa desenvolvida desde 2010 junto ao PPGCOM, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Comissão de Anistia e Centro Cultural da Justiça Federal, investigação que resultou na realização de videoinstalações (Exposição Arquivos da ditadura, CCJF, 2014) e de um documentário (Retratos de identificação, 2014), primeiro filme brasileiro sobre os acervos das agências de repressão, premiado em festivais nacionais e internacionais. 

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
anita.sleandro@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados