Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Marcos Dantas
Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, é professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. É membro eleito do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). O tema central das suas disciplinas na Graduação e nas Pós Graduações é a Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Realiza estudos e pesquisas sobre Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas em tecnologias digitais, internet, propriedade intelectual, regulamentação dos meios de comunicação etc.
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
Para acessar todas as publicações, clique em http://www.marcosdantas.pro.br

DANTAS, Marcos. "Trabalho com Informação" <http://marcosdantas.com.br/conteudos/2016/03/04/trabalho-com-informacao-valor-acumulacao-apropriacao-nas-redes-do-capital/>

DANTAS, Marcos. "Comunicação, Desenvolvimento, Democracia" http://marcosdantas.com.br/conteudos/2016/03/03/comunicacao-desenvolvimento-democracia/

DANTAS, Marcos. Dialética da informação: uma leitura epistemológica no pensamento de Vieira Pinto e Anthony Wilden (II). Liinc em Revista, v. 12, p. 149-165, 2016.

DANTAS, Marcos. Dialética da informação: uma leitura epistemológica no pensamento de Vieira Pinto e Anthony Wilden. Liinc em Revista, v. 11, p. 491, 2015.

DANTAS, Marcos. Mais-valia 2.0: produção e apropriação de valor nas redes do capital. Eptic (UFS), v. 16, p. 85, 2014.

DANTAS, Marcos; CANAVARRO, Marcela; BARROS, Marina. Trabalho gratuito nas redes: de como o ativismo de 99% pode gerar ainda mais lucros para 1%. Liinc em Revista, v. 10, p. 00, 2014.

DANTAS, Marcos. Economia política da informação e comunicação em tempos de internet: revisitando a teoria do valor nas redes e no espetáculo. Liinc em Revista, v. 08, p. 283-307, 2012.

DANTAS, Marcos. Mudanças estruturais nas comunicações públicas. Revista Brasileira de Políticas de Comunicação, v. 3, p. 000, 2012.

DANTAS, Marcos. Milionários nada por acaso: capital rentista e apropriação do trabalho artístico nas redes do espetáculo. Eptic (UFS), v. XIII, p. 1-30, 2011.

DANTAS, Marcos. "Walled gardens" vs. "Creative Commons": artistas "nacionais" em meio a contradições "estrangeiras". Politics, v. 2011, p. 41-56, 2011.

DANTAS, Marcos. O massacre de Hipácia: ensaio sobre um roteiro para a barbárie. Versus : Revista de Ciências Sociais Aplicadas do CCJE/UFRJ (Impresso), v. II, p. 56-70, 2011.

DANTAS, Marcos. Trabalho e informação: para uma abordagem dialética. Eptic On-Line (UFS), v. 12, p. 1, 2010.
PROJETO DE PESQUISA:
Internet, Espetáculo e Geração de Valor pelo Trabalho Semiótico Reticular

Descrição
Projeto aprovado pelo CNPq em dezembro de 2012 (Processo 405820/2012-7 nos termos da chamada 18/2012 ), desdobra institucionalmente projeto anterior, no âmbito do PPG-ECO, até então denominado "Economia Política da Cultura e da Internet". Projeto iniciado em 2012, a partir de algumas incursões teóricas anteriores, visa discutir fenômenos tais como "economia criativa", "pirataria", "redes sociais" e similares, todos, de algum modo, relacionados à internet, sob o crivo do conceito de "sociedade do espetáculo" (Débord) conforme impulsionada pelas corporações mediáticas globais que investem e gerenciam a produção e distribuição de conteúdos produzidos na lógica da indústria cultural (Time-Warner, Disney, Google, Facebook etc.), produzindo audiências que se traduzem em publicidade e outras fontes similares de receitas. O estudo agora redefinido terá por objetivo examinar os processos de produção de valor (econômico) pelo trabalho não pago de milhões de internautas que fazem uso das "redes sociais" em suas práticas lúdicas ou profissionais cotidianas, assim fomentando a acumulação de capital por corporações como Facebook, Google e similares.


Regulação das Comunicações: intervenção social na construção de novo marco regulatório em tempos de globalização corporativa e ascensão das redes sócio-digitais

Descrição
Este projeto visa acompanhar, discutir, elaborar teoricamente o processo de redefinição dos marcos legais e regulatórios das Comunicações no Brasil, considerando o ambiente criado pela Lei 12.481 (SeAC) e pelo Marco Civil da Internet, ao mesmo tempo em que sobrevive um sistema regulatório ainda apoiado no Código de 1962. O projeto investiga a convergência de mídias no contexto brasileiro dentro do contexto mundial, tentando melhor entender a cadeia produtiva das comunicações sociais eletrônicas e sugerindo que nesta reorganização econômica e política estão sendo abandonados princípios de serviço público que, até passado recente, norteavam as regras e normas organizadoras das comunicações. No Brasil, esse processo levou à edição de dois marcos legais (a Lei do SeAC e o MCI), com pontos convergentes e também contraditórios que parecem ser, atualmente, os reais norteadores do processo regulatório em seu conjunto. Enquanto isso, a chamada sociedade civil "não-empresarial" persegue a construção de um novo marco normativo ainda preocupada com o que considera o excessivo poder político e econômico da radiodifusão aberta e centralizada na formação da subjetividade social. O projeto dá sequência e atualiza pesquisa que vem sendo conduzida desde 2009 sobre a construção de um novo regime nas Comunicações considerando a reestruturação empresarial global e as condições de intervenção da sociedade civil nessa construção. Esta investigação está sendo desenvolvida no grupo de pesquisa PEIC-PPGCOM/UFRJ e está vinculado a linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
marcos.dantas@eco.ufrj.br
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados