Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Marcio Tavares D´Amaral
Marcio Tavares d´Amaral possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Rio, mestrado em Comunicação pela UFRJ e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ. Fez pós-doutorado em Filosofia na Universidade de Paris V - Sorbonne Sciences Humaines. Fundou e coordena desde 1981, na ECO/UFRJ, o Programa IDEA e, nele, o Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação, História, Filosofia, Política e Religião. Foi pesquisador 1A do CNPq, com experiência nas áreas de Teoria da Comunicação e Filosofia, além de colunista do Segundo Caderno do jornal O Globo (2015-2017). Atualmente é professor titular emérito da UFRJ, atuando como colaborador e orientador na graduação e na pós-graduação da ECO. Desde 2012, dedica-se à elaboração dos nove volumes da coletânea "Os Assassinos do Sol - uma história dos paradigmas filosóficos", que está sendo publicada pela Editora UFRJ (volumes 1, 2, 3 e 4 impressos; volumes 5, 6 e 7 no prelo; posfácio em fase de finalização de originais). 
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
AMARAL, M.T.D". Sobre a pandemia: primeiro ensaio da quarentena, 2020 (online – primeiro de seis ensaios a serem publicados pela Editora UFRJ, no prelo). Disponível em: http://historiafilosofiareligiao.com/hfr/uploads/file/sobre-a-pandemia_amaral-marcio-23-07-2020.pdf.

AMARAL, M.T.D". Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos / Volumes 5, 6 e 7 (Kant; Hegel; Kierkegaard e Schopenhauer). Rio de Janeiro: Editora UFRJ (no prelo).

AMARAL, M.T.D". Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos / Volume 4 - Os modernos (séculos XIV a XVIII). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2019. v. v.4. 464p.

AMARAL, M.T.D". Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos / Volume 3 - Os medievais (séculos IX a XIV d.C). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2017. 416p.

AMARAL, M.T.D". Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos / Volume 2: Os gregos (séculos VI a.C a I d.C). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2016. v. 2. 297p.

AMARAL, M.T.D". Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos / Volume 1: Patrística - séculos I a VIII. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. v. 1. 236p.

AMARAL, M.T.D". História Filosofia Religião: Conversações 1. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2014. v. 1. 156p.

AMARAL, M.T.D". Sobre Tempos e História - O paradoxo pós-moderno. In: SANTORO, Fernando; FOGEL, Gilvan; AMARAL, Gisele; SCHUBACK, Márcia (Orgs.). Pensamento no Brasil - Emmanuel Carneiro Leão. 1. ed. Rio de Janeiro: Hexis/FBN, 2010.

AMARAL, M.T.D" (org.). As ideias no lugar - Tecnologia, mística e alteridade na cultura contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2009. v. 1. 198p.

AMARAL, M.T.D". Comunicação e Diferença: uma filosofia de guerra para uso dos homens comuns. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004. v. 1. 276p. 
PROJETO DE PESQUISA:

A Ressurreição do Sol: a filosofia e a vida comum no contexto cultural-comunicacional pós-moderno

Descrição

O Projeto “A ressurreição do sol: a filosofia e a vida comum no contexto cultural-comunicacional pós-moderno”, desenvolvido desde 2018 no Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento do IDEA (Programa de Estudos Avançados - ECO/UFRJ), propõe-se a revisitar alguns momentos da história dos paradigmas ocidentais em que a filosofia esteve de fato vinculada à vida, para além dos sistemas fechados. Nesse sentido, são abordados especialmente autores de escolas consideradas "menores" (estoicos, epicuristas, céticos e cínicos), Santo Agostinho, Montaigne, Pascal, Nietzsche e Foucault. Em busca de uma estratégia não ressentida e não reativa para analisar o período pós-moderno (em que se diz que “a História acabou") e os paradigmas culturais contemporâneos, a pesquisa vigente pretende rever, analisar e debater os momentos em que o pensamento assumiu feições de “cuidar”, “confessar”, “ensaiar”, “guerrear”, “intervir”. Trata-se de estudo promovido a partir e em sequência ao Projeto "História Filosofia Religião: interfaces na cultura comunicacional pós-moderna" (2011-2017). 

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
marcio.damaral@terra.com.br
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados