Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Liv Sovik
É professora titular da Escola de Comunicação da UFRJ, ministrando aulas em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da mesma instituição. É também professora colaborada do mestrado em Relações Étnico-Raciais, do CEFET-Rio de Janeiro, além de pesquisadora do PACC Programa Avançado em Cultura Contemporânea, da UFRJ. Possui graduação em English pela Yale University (1977) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Fez pós-doutorado em Goldsmiths College - University of London entre 2007 e 2008 e desde abril de 2017 faz estágio pós-doutoral junto a Columbia University. Organizou a coletânea de trabalhos de Stuart Hall, Da diaspora: identidades e mediações culturais (Editora UFMG, 2003) e é autora de Aqui ninguém é branco (Aeroploano, 2009). Pesquisadora nível 2 do CNPq, seus interesses atravessam a história da cultura brasileira, com foco na música popular, teorias da comunicação e da cultura a partir da globalização, do pós-moderno e da diáspora, e questões epistemológicas da comunicação ligadas à presença física e seus desdobramentos para a compreensão de questões de gênero e raça. 
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
CALADO, Camila ; SOVIK, Liv. Olimpíadas 2016, discursos em torno das favelas e o atual projeto de reforma urbana do Rio de Janeiro. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 23, p. 36-49, 2016.

SOVIK, Liv. Stuart Hall e a escrita estruturada como música. Projeto História (PUCSP), v. 56, p. 215-232, 2016.

SOVIK, Liv; MARTINELLI, Fernanda; GUAZINA, Liziane. Stuart Hall e os estudos de comunicação no Brasil. Matrizes (USP. Impresso), v. 10, p. 15-29, 2016.

SOVIK, Liv. A trajetória intelectual de Stuart Hall: as liberdades complexas do pensar. Revista do Centro de Formação e Pesquisa, v. 1, p.161-177, 2015.

SOVIK, Liv. Os projetos culturais e seu significado social. Galáxia (PUCSP), v. 13, p. 172-182, 2014.

SOVIK, Liv. Stuart Hall: notas dissonantes. Questões Transversais, v. 2, p. 72-79, 2014.

SOVIK, Liv. A ginga brasileira e o marketing global. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 6, p. 127-142, 2009.

SOVIK, Liv. O Brasil é o David Beckham do mundo: bases para um estudo de corpo, publicidade e orgulho nacional. Revista Z cultural (UFRJ), v. IV, p. 5, 2008.

SOVIK, Liv. A alma das empresas: marketing e ativismo social. Democracia Viva, v. 33, p. 3-8, 2006.

SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporânea (Rio de Janeiro), Salvador, Bahia, v. 3, n.2, p. 159-180, 2005.
PROJETO DE PESQUISA:
Comunicação e corpo: o caso da beleza brasileira

Descrição
A beleza brasileira é uma figura comum, geralmente representada por uma mulher ou pelo corpo de um homem em movimento. É um estereótipo presente em cartazes turísticos, sites dos mais diversos tipos, charges e notas na imprensa. Associada a movimentos graciosos e cuidados com a aparência, algo escapa dos esterótipos mais banais: nela há algo de liberdade e auto-estima. Neste projeto se adota a hipótese que a beleza brasileira é tema e motivo de discursos na mídia porque a presença do corpo comunica e estimula reações que vão da repressão ao convite à cumplicidade. Pretende-se pesquisar a imprensa escrita e a tradição musical popular em busca da história e dos sentidos para a sociedade da beleza brasileira. O resultado almejado é uma análise crítica, teórica e cultural, à comunicação que a presença física provoca e uma leitura dos discursos sobre o corpo e a beleza brasileiros como índice de relações de gênero.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
lsovik@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v.20, n.2 (2017)
Imagens do Presente
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados