Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Janice Caiafa
Janice Caiafa é mestre em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional da UFRJ, doutora em Antropologia pela Universidade de Cornell (EUA) e Professora Titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi pesquisadora convidada do Centre de Sociologie de l’Innovation (CSI) da École Nationale Supérieure des Mines de Paris durante o ano de 2014, com Bolsa Estágio Sênior da CAPES. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado, com apoio da CAPES e da Fundação Fulbright, no Departamento de Antropologia da City University of New York (CUNY) entre 1998 e 1999. É pesquisadora 1B do CNPq e pesquisadora do CIEC (Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos). É poeta e coordenadora do grupo de pesquisa "Estudos da Cidade e da Comunicação". Suas áreas de atuação são: Teoria da Comunicação, Teoria Antropológica, Etnografia, Sociologia da Inovação, Antropologia Urbana e Estudos de Mídia. Entres os temas explorados em seus cursos no PPGCOM da ECO destacam-se: a cidade como espaço de comunicação; o transporte como medium; ecologia dos media; etnografia das cidades; tradição e experimentação na pesquisa etnográfica; delimitação de uma problemática subjetiva no campo dos media e na experiência urbana.
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
CAIAFA, Janice. Trilhos da cidade: viajar no metrô do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2013.

CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

CAIAFA, Janice. Jornadas urbanas: exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

CAIAFA, Janice. Patchwork. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2016.

CAIAFA, Janice. Comunicação, subjetividade e transporte nas cidades. Novos Olhares (USP), Vol. 8, n. 1, 2019.

CAIAFA, Janice. Sobre a etnografia e sua relevância no campo da comunicação. Questões Transversais. Revista de Epistemologias da Comunicação (UNISINOS), Vol. 7, n.14, julho-dezembro 2019.

CAIAFA, Janice. Comunicação, tecnologia e território no metrô de São Paulo. Revista Mídia e Cotidiano, Vol. 12, n.1, abril de 2018.

CAIAFA, Janice. Automação, comunicação e vigilância no metrô de São Paulo. Revista Galáxia, Vol. 1, n. 36, 2017.

CAIAFA, Janice (Org.). Revista Eco-Pós, Comunicação Urbana, Vol. 20, n. 3, 2017. 

CAIAFA, Janice. Dinâmicas da experiência de automatização integral da condução no metrô de Paris. Contemporanea, Revista de Comunicação e Cultura, Vol.12, n.03, set-dez 2014.

OUTROS LINKS:

Retomar a cidade — Quatro perguntas para Janice Caiafa. Blog do Instituto Moreira Sales.
https://blogdoims.com.br/retomar-as-cidades-quatro-perguntas-para-janice-caiafa/

Dynamics of Innovation in a Media Environment
https://www.youtube.com/watch?v=vFBa-UN9TDo&t=5s

As escolhas afectivas
http://asescolhasafectivas.blogspot.com/search/label/JANICE%20CAIAFA 
PROJETO DE PESQUISA:
Reconfiguração dos circuitos comunicacionais e o problema da rede nas experiências da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo

Descrição
Tomando o metrô como um medium e um ambiente maquínico constituído de circuitos comunicacionais híbridos de interfaces maquínicas e humanas, investigo como estes se reconfiguram no contexto da implementação da automatização integral da condução (trens sem piloto humano) e dos novos regimes de gestão humana e de apropriação do equipamento público de transporte na Linha 4-Amarela e na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo. É meu objetivo igualmente averiguar se e como estas transformações produzem repercussões no conjunto do metrô, e se estas repercussões afetam suas propriedades de rede. Em suma, trata-se de estudar como se dá o processo laborioso e arriscado de imaginação e construção do metrô de São Paulo como rede no contexto das mudanças aportadas pela implementação da Linha 4-Amarela (primeira linha com condução totalmente automática e operação privada do metrô de São Paulo) e pela expansão e reestruturação da Linha 5-Lilás (primeira linha existente concedida ao setor privado para operação, cuja ligação física com a rede metroviária foi apenas recentemente construída e que possivelmente será automatizada).
Utilizo o método etnográfico e considero as próprias dinâmicas sociotécnicas a serem estudadas como rede ou rizoma (conforme definido no texto de Gilles Deleuze e Félix Guattari), ou seja, como um conjunto de linhas em conexão que seguem direções variadas, formando multiplicidades.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
janicecaiafa@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v.24, n.03 (2021)
Apropriações e ressignificações na arte e no pensamento
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados