Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Janice Caiafa
É mestre em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional (UFRJ), doutora em Antropologia pela Universidade de Cornell (EUA) e Professora Titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi pesquisadora convidada do Centre de Sociologie de l"Innovation (CSI) da École Nationale Supérieure des Mines de Paris durante o ano de 2014, com Bolsa Estágio Sênior da CAPES. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado, com apoio da CAPES e da Fundação Fulbright, no Departamento de Antropologia da City University of New York (CUNY) entre 1998 e 1999. É pesquisadora 1B do CNPq e pesquisadora do CIEC (Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos). É poeta e coordenadora do grupo de pesquisa "Estudos da Cidade e da Comunicação". Suas áreas de atuação são: Teoria da Comunicação, Teoria Antropológica, Sociologia da Inovação, Antropologia Urbana e Estudos de Mídia. São os seguintes principais temas explorados nos cursos do PPGCOM da ECO: a cidade como espaço de comunicação; o transporte como medium; regulação da mobilidade em diversos contextos socioculturais; transporte coletivo e ocupação do espaço urbano; análise crítica dos media na contemporaneidade e em especial no contexto brasileiro; etnografia das cidades; tradição e experimentação na pesquisa etnográfica em antropologia e no campo da  comunicação; técnica e produção da vida social; delimitação de uma problemática subjetiva no campo dos media e na experiência urbana; análise do poder contemporâneo; horizontes de experimentação e resistência no campo urbano e na produção comunicativa. É autora de diversos livros, entre eles, Trilhos da cidade: viajar no metrô do Rio de Janeiro (Editora 7Letras, 2013), Aventura das cidades: ensaios e etnografias (Editora FGV, 2007) e Jornadas Urbanas: exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro (Editora FGV, 2002).
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
CAIAFA, Janice. O metrô de São Paulo e o problema da rede. Contemporanea (UFBA. Online), v. 14, p. 150-170, 2016.

CAIAFA, Janice. Automação e agência humana na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Galáxia (PUCSP), v. 14, p. 83-95, 2015.

CAIAFA, Janice. Comunicação e sociabilidade no metrô de Paris: aspectos de um regime de interfaces. E-Compós (Brasília), v. 18, p. 1-17, 2015.

CAIAFA, Janice. Comunicação e automação no metrô de Paris: primeiras interfaces. Contracampo (UFF), v. 30, p. 60-72, 2014.

CAIAFA, Janice. Dinâmicas da experiência da automatização integral da condução no metrô de Paris. Contemporanea (UFBA. Online), v. 13, p. 563-613, 2014.

CAIAFA, Janice; FERRAZ, Talitha Gomes. Comunicação e sociabilidade nos cinemas de estação, cineclubes e multiplex do subúrbio carioca da Leopoldina. Galáxia (PUCSP), v. 12, p. 127-140, 2012.

CAIAFA, Janice. Aspectos do múltiplo nas sociedades da comunicação. Contracampo (UFF), v. 22, p. 16-30, 2011.

CAIAFA, Janice. Humanos e máquinas no metrô. Galáxia (PUCSP), v. 11, p. 41-53, 2011.

CAIAFA, Janice. Segunda linha: comunicação e sociabilidade na Linha 2 do metrô carioca. Logos (UERJ. Impresso), v. 17, p. 176-190, 2010.

CAIAFA, Janice. Espaço, Comunicação e Consumo no Metrô do Rio de Janeiro. Contracampo (UFF), v. 20, p. 1-32, 2009.
PROJETO DE PESQUISA:
Automação e agência humana: reconfiguração dos circuitos comunicacionais na Linha 4 do metrô de São Paulo

Descrição
A Linha 4-Amarela, inaugurada para operação comercial em maio de 2010, é a primeira linha da rede paulista — e da América Latina — em que a condução dos trens é totalmente automatizada. A automação integral da condução envolveu, além da implantação de sistemas tecnológicos de ponta, a introdução de um novo regime de gestão humana que redistribuiu agentes e supervisores no espaço do metrô. Uma nova superfície de interfaces se produziu ao longo dos circuitos comunicativos da operação da linha, com o predomínio da comunicação remota e a emergência de novas formas de imbricação do humano com a máquina. O objetivo deste projeto é investigar, através de pesquisa etnográfica e do exame de documentos e títulos legais, os desdobramentos dessas transformações no quotidiano da linha e do metrô. Este estudo permitirá dar prosseguimento à construção de um viés comunicacional para o estudo de um meio de transporte, e sobretudo do metrô, ao tomá-lo como um suporte de modalidades comunicativas e como sendo, ele próprio, um medium. Permitirá igualmente contribuir para algumas linhas de pesquisa que têm tido grande desenvolvimento no campo da comunicação, como a que se interessa pelo problema das mídias digitais ligadas à mobilidade urbana; a que trata da problemática da inovação na interface com os Estudos de Ciência e Tecnologia (STS); e ainda aquela que explora a emergência de processos comunicativos no espaço construído das cidades. Deverá também aportar recursos para lançar mais luz sobre as conclusões já obtidas, ao longo de muitos anos, nos estudos sobre diversos modais no contexto da cidade do Rio de Janeiro, de Nova York e de Paris.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
janicecaiafa@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v.20, n.2 (2017)
Imagens do Presente
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados