Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
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MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Beatriz Becker

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, é líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação. Formou-se em Jornalismo na Graduação na ECO-UFRJ e concluiu os cursos de mestrado e doutorado no PPGCOM/UFRJ. Realizou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Goldsmiths, University of London. É autora de Televisão e Telejornalismo: transições, A linguagem do Telejornal, Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela (com Arlindo Machado), tendo artigos publicados em reconhecidos periódicos científicos. Foi sócio-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), onde exerceu as funções de editora executiva da Brazilian Journalism Research (BJR), vice-presidente e membro do conselho científico. Atualmente, é coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da COMPÓS; representante do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ no Conselho de Pós-Graduação (CEPG) desta mesma instituição e membro do corpo editorial de revistas especializadas em estudos de mídia e jornalismo. Tem experiência na área da Comunicação, tanto acadêmica, como professora e pesquisadora, quanto no exercício profissional do jornalismo, com estudos, artigos e orientações concentrados nos seguintes temas: jornalismo audiovisual, telejornalismo, televisão, mídia e educação, análise televisual e ensino do jornalismo.

PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
BECKER, B.; WALTZ, I. ; SILVA, R. P. ; CODECA, G. Protagonismo juvenil em àudio e vídeo: o movimento Ocupa nas telas do computador e da tevê. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 13, p. 08-18, 2017.

BECKER, B. Mídia, telejornalismo e educação. Matrizes (Online), v. 10, p. 149, 2016.

BECKER, B.; CARLOS, A. Mídia e Jornalismo em Angola: uma radiografia. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 4, p. 135-143, 2015.

BECKER, B. Mapeamento das pesquisas em Telejornalismo no Brasil: um estudo da produção acadêmico-científica de 2010 a 2014. Revista FAMECOS (Online), v. 22, p. 191, 2015.

BECKER, B. Uma historiografia das narrativas jornalísticas audiovisuais: diálogos possíveis entre mídia e educação. Tríade - Comunicação, Cultura e Mídia, v. 2, p. 23-39, 2014.

BECKER, B.; MACHADO, M. Brasil entre as telas e as ruas: produção e consumo das narrativas jornalísticas audiovisuais sobre os protestos nacionais de junho de 2013. Discursos Fotográficos (Online), v. 10, p. 39-60, 2014.

BECKER, B. Televisão e novas mídias: repensando o papel das audiências nos telejornais. E-Compós (Brasília), v. 17, p. 1-16, 2014.

BECKER, B. Convergência x Diversidade: repensando a qualidade das notícias na TV. Brazilian Journalism Research (Online), v. 8, p. 44-63, 2013.

BECKER, B. RIO+20: Faces de Um Acontecimento Global. Comunicação & Sociedade (Online), v. 34, p. 67-91, 2013.

BECKER, B.; BARREIRA, I. Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o ensino de jornalismo. Contracampo, v. 28, p. 73-94, 2013.
PROJETO DE PESQUISA:

Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação: uma metodologia para leitura crítica da produção e do consumo de conteúdos e formatos noticiosos audiovisuais no ambiente digital


Descrição

A televisão e o telejornalismo em transição interagem com as mídias emergentes e com as audiências imersos na cultura digital, e suas características tecnológicas, de linguagem e de mediação sofrem expressivas mudanças inerentes ao desenvolvimento e aos usos de tecnologias de comunicação e informação. Porém, a TV e os noticiários televisivos ainda exercem centralidade na paisagem midiática no Brasil e no mundo. Revela-se a coexistência de antigos e novos modelos de produção e consumo de conteúdos e formatos audiovisuais noticiosos no ambiente midiático contemporâneo. A pesquisa propõe uma leitura crítica das reconfigurações das narrativas jornalísticas audio visuais na atualidade, bem como a elaboração de uma metodologia para análise da mídia e de notícias que incorporam a linguagem audiovisual e recursos multimídia. Esta metodologia será elaborada a partir de estudos sobre as transições da televisão e do telejornalismo na era da convergência, a utilização do vídeo nos textos jornalísticos e a participação das audiênciasem distintas plataformas, considerando os diálogos possíveis entre as dimensões teóricas e metodológicas da Análise Televisual, das teorias do jornalismo e do campo de Mídia e Educação.  Assume-se como hipótese que leituras críticas e criativas das narrativas jornalísticas audiovisuais veiculadas na televisão e disponibilizadas na rede podem colaborar para o aperfeiçoamento do ensin o e da prática do jornalismo e para a ampliação de conhecimentos sobre a realidade social na formação escolar. Assim, esta investigação busca tanto refletir sobre os modos como as narrativas jornalísticas audiovisuais constroem e produzem sentidos sobre a experiência, identificando tendências de pesquisas e mapas teóricos onde esses relevantes debates estão inscritos, quanto explorar a hipótese de inserção de uma disciplina da Comunicação e do Jornalismo na formação escolar. No desenvolvimento da pesquisa serão revisitados conceitos relevantes para a compreensão dos processos de comunicação midiáticos como fenômenos de cultura e práticas socioculturais criadoras de vínculos e identidades, bem como realizadas análises de coberturas de acontecimentos e de modos de consumo da informação jornalística por estudantes universitários e do Ensino Médio. 

 

CURRÍCULO LATTES
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REVISTA ECO-PÓS
v.20, n.2 (2017)
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