Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso
 
 
 
// CORPO DOCENTE
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Ivana Bentes
Pesquisadora na área de Comunicação e Cultura com ênfase nas questões relativas ao papel da comunicação, da produção audiovisual e das novas tecnologias na cultura contemporânea, tem mestrado e doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde é professora da graduação e da pós-graduação em Comunicação e Cultura. Foi diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil de janeiro de 2015 a maio de 2016. É autora dos livros Mídia-Multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas (Mauad X, 2015), Avatar: O Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais, com Erik Felinto (Sulina, 2010), Glauber Rocha: cartas ao mundo (Companhia das Letras, 1997) e  Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista (Relume-Dumará, 1996). Seus principais temas de interesse e pesquisa são: estética, cinema, audiovisual, novas mídias, midiarte, ativismo, política, pensamento contemporâneo, imaginário social, cultura digital, redes e tecnologias da comunicação. É pesquisadora 1D do CNPq.


PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS:
BENTES, Ivana. House MD: o monitoramento da vida, do crime e da doença na era da sua visualidade técnica. Matrizes (USP. Impresso), v. 3, p. 103-114, 2010.

BENTES, Ivana. As novas formas de lutas pós-midias digitais. Lugar Comum (UFRJ), v. 28, p. 33-38, 2009.

BENTES, Ivana. Midialivristas, Uni-vos!. Lugar Comum (UFRJ), v. 25-26, p. 137-141, 2008.

BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. ALCEU, v.8 - n.15 - p. 242-255 - jul./dez. 2007.

BENTES, Ivana. O Copyright da miséria e os discursos da exclusão. Lugar Comum (UFRJ), Rio de Janeiro, p. 85-95, 2002.

BENTES, Ivana. Guerrilha de Sofá ou A Imagem é o Novo Capital. Biblioteca On Line de Ciência da Comunicação, Covilhã Portugal, p. 0-5, 2002.

BENTES, Ivana. Do modelo industrial ao biotecnológico. Biblioteca On Line de Ciência da Comunicação BOCC, Covilhã, p. 0-16, 2001.

PROJETO DE PESQUISA:
Bem Comum, Inovação Cidadã e Processos de Virtualização da Vida

Descrição
O projeto Bem Comum, Inovação Cidadã e Processos de Virtualização da Vida é um desdobramento da pesquisa em curso intitulada Estéticas da Comunicação: Novos Modelos Teóricos e Cultura de Redes, resultado da Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ 1D (2017-2020) que investiga temas e conceitos que trazem novos aportes para a teoria da comunicação, seus fenômenos e práticas. O projeto tem um amplo escopo inicial, mapeando as processos comunicacionais, econômicos, formas de sociabilidade e de linguagens a partir das noções de commons (Dardot, 2017. Negri e Hardt, 2016) e inovação cidadã (Lafuente, 2013). Propomos ao longo da pesquisa analisar como a sociedade das redes e das plataformas tecnológicas operam produções subjetivas, modos de assujeitamento, o controle e monitoramento sociais de forma singular e massiva, mas também impulsionam processos de inovação cidadã e de linguagens que estão no cerne desta pesquisa. Nos interessa pesquisar a cultura das redes como fator impulsionador de tecnopolíticas, produção de commons, bens comuns, que estão na base da emergência de movimentos sociais, culturais, econômicos de novo tipo.

 

CURRÍCULO LATTES
EMAIL:
ivanabentes@gmail.com
Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
REVISTA ECO-PÓS
v. 26 n. 02 (2023)
Visualidades: estéticas, mídias e contemporaneidade
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Para maior agilidade de nossas respostas e processos, favor consultar este portal antes de fazer solicitações.
ENDEREÇO
Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Escola de
Comunicação da UFRJ.
Av. Pasteur nº 250 - fds, Urca, Rio de Janeiro.
CEP: 22290-240
TEL.: +55 (21) 3938-5075
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro © 2014. Todos os direitos reservados