EDITAL INTERNO PARA APOIO A PUBLICAÇÃO DE LIVRO INTEGRAL – 2025/2026
1) Sobre as propostas, a comissão de avaliação e entrega dos originais:
1.1) As propostas de livro deverão ter, no máximo, dez (10) laudas e devem conter: título da publicação, nome(s) do(s) proponente(s), introdução, justificativa, relevância, sumário e mini curriculum do autor. Os arquivos digitais (em formato PDF) devem ser entregues à coordenação e à secretaria do PPGCOM, através dos e-mails: leonardodemarchi@gmail.com e thiago.couto@eco.ufrj.br, até o dia 15 de dezembro de 2025.
1.2) A comissão de avaliação – constituída por Giuseppe Cocco (UFRJ), Isabel Travancas (UFRJ), Mohammed ElHajji (UFRJ), Patrícia Rebello (UERJ) e José Messias (UFF) – analisará as propostas encaminhadas, divulgando os resultados até o dia 09 de fevereiro de 2026. A comissão classificará as propostas encaminhadas e o PPGCOM se compromete a publicar pelo menos duas obras até o final de 2026, desde que entregues pelos autores a editora dentro do prazo previsto.
1.3) A entrega dos originais para envio à editora deverá ser realizada até o dia 24 de abril de 2026. O livro deverá ter até 384.000 caracteres com espaços, incluindo as notas, e deverá ser encaminhado à editora escolhida com uma primeira revisão (que inclui padronização segundo as normas a serem enviadas). O não cumprimento deste prazo implicará na desclassificação da proposta (e será convocado o autor da proposta classificada logo a seguir, tomando como referência o ranking de avaliação feito pela comissão).
1.4) Todos os autores que participarem deste edital estão cientes de que estão abrindo mão de receber direitos autorais referentes a estas publicações.
2) Cronograma:
18/11/2025 - 15/12/2025 Encaminhamento das propostas à coordenação.
09/02/2026 Divulgação dos resultados pela comissão.
24/04/2026 Entrega dos originais completos à Editora (textos – miolo e capa –, imagens e documentos), conforme o caso.
3) Sobre as candidaturas e encaminhamento das propostas de publicação:
3.1) Serão privilegiadas as propostas dos professores do quadro permanente do programa que não sejam Pesquisadores 1 do CNPq, contudo todos os docentes do PPGCOM poderão participar deste edital (inclusive os pesquisadores 1 do CNPq e colaboradores).
3.2) Propostas de docentes que foram contemplados recentemente (até dois anos da última publicação através do edital livros do PPGCOM) também não serão consideradas como prioritárias.
3.3) Poderão candidatar-se apenas docentes com propostas de livro autoral de natureza acadêmica ou propostas de coletâneas vinculadas a projetos de pesquisa ou ligados ao PPGCOM. Outros tipos de publicação (poesia, ficção, romance e afins) não serão contemplados.
3.4) Não serão financiados os custos de aquisição de direitos de uso de imagem. Caso seja necessário, o proponente se responsabilizará por obter esses recursos por seus próprios meios.
3.5) De modo geral, as propostas e publicações deverão seguir as orientações que foram priorizadas na avaliação do último Qualis livros da Capes, indicando claramente a pertinência e relevância do conteúdo proposto para os estudos no campo da comunicação.
3.6) Cada proponente poderá concorrer no máximo com uma proposta neste edital.
3.7) Os membros da comissão de avaliação não poderão participar deste edital.
3.8) As propostas de livro integral poderão ter mais de um autor (o proponente deve ser do PPGCOM, mas pode haver coautores externos ao programa).
3.9) Os casos omissos ou situações não previstas neste edital serão resolvidos conjuntamente pela coordenação do PPGCOM e pela comissão de avaliação.
Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2025
Leonardo De Marchi e Maria Cristina Ferraz. Coordenação do PPGCOM da UFRJ |