Com infinita tristeza, o PPGCOM/UFRJ informa o falecimento do nosso querido Igor Sacramento no dia 21 de abril de 2025, devido a uma meningite bacteriana.
Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Fiocruz), Igor estava atuando como pesquisador visitante da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/França). Pesquisador reconhecido na área de comunicação e saúde, generoso, criativo, cheio de vida e disposição para as empreitadas intelectuais e institucionais, Igor fará imensa falta. Parte cedo, mas deixa muitos frutos de uma trajetória intelectual brilhante.
Igor ingressou como aluno de graduação em 2002 na Escola de Comunicação e fez seu mestrado e doutorado no PPGCOM/UFRJ. A sua tese recebeu Menção honrosa do Prêmio Capes e do Prêmio Compós. Realizou o seu pós-doutorado também no PPGCOM/UFRJ para em seguida integrar o nosso quadro permanente de professores, nos brindando não apenas com sua destacada atuação como professor e pesquisador, como também com sua generosidade e disponibilidade para os encargos institucionais e a o trabalho coletivo. No programa, atuou como vice-coordenador ao lado de Victa Carvalho em 2019 e 2020, e coordenou a linha de Mídia e Mediações Socioculturais entre 2019 e 2021.
Igor tornou-se também pesquisador da prestigiada Fiocruz, onde teve atuação no destacada Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz), como editor científico da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação Inovação em Saúde (RECIIS) e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) onde exerceu a função de coordenador de 2020 a 2024 e de coordenador adjunto de 2018 a 2020.
Pesquisador com Bolsa de Produtividade no CNPq, Igor Sacramento atuou em inúmeras e importantes frentes de pesquisa. Foi vice-presidente da Alcar (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia), onde também foi diretor de relações internacionais (2019-2023) e coordenador do GT de História do Jornalismo do Encontro Nacional de História da Mídia, promovido pela mesma associação, entre 2016 e 2019. Foi editor da E-Compós, revista da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), de 2017 a 2020. Foi vice-coordenador da equipe da UFRJ do Obitel Brasil (Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva) e membro do programa de pesquisa PIMI (Patrimoine-Imagem-Médias-Identités), ao lado de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e da França.
Autor de inúmeras publicações de reconhecida relevância na área, destacamos, entre tantas, os livros (Des)informação em saúde: na perspectiva das mediações (Mauad X, 2025); A infecção e suas memórias: o testemunho e a exposição do viver com HIV no YouTube (Pimenta Cultural, 2023); O repórter na TV: uma história dos programas de grande reportagem no Brasil. (Pimenta Cultural, 2022); Televisão e memória: entre testemunhos e confissões. (Mauad, 2020); Representações midiáticas da saúde. )Ed. Fiocruz, 2020; Vozes Consoantes: Comunicação e Cultura em Tempos de Pandemia. (MauadX, 2020); Dispositivos de subjetivação: saúde, cultura e mídia. (Multifoco, 2019); Mediações comunicativas da saúde (Multifoco, 2017).
Nos últimos meses, Igor Sacramento estava residindo em Paris, atuando como pesquisador visitante no Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/França). Estamos ainda sem palavras e devastados com a partida precoce do amigo e colega tão talentoso e querido por todos.
Ficamos com a memória do seu sorriso sempre presente e expressamos nossa gratidão pelo tanto que realizou pelo PPGCOM/UFRJ e pelo bem que fez a todos os que tiveram a sorte de desfrutar de sua companhia. Agradecemos imensamente aos colegas do ICICT e da FIOCRUZ por todo o auxílio nesse momento difícil. O PPGCOM/UFRJ se solidariza com os familiares, amigos e colegas. |