Eco.Pós - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ - O Curso - Histórico
 
 
   
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TECHNOLOGIES OF COMMUNICATION AND AESTHETICS
Beatriz Jaguaribe
Beatriz Jaguaribe holds a degree in literature, Portuguese-English, from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1980). He earned his doctorate in Comparative Literature at Stanford University (1986). He completed postdoctoral studies at the University of Buenos Aires (2006) and at the Université de Cergy-Pontoise (2016). She is an associate professor at the School of Communication of the Federal University of Rio de Janeiro where she teaches since 1994. She has been a visiting professor at the universities of Dartmouth, Stanford, New School of Social Research, Princeton University and New York University. Received prizes and grants RioArte, ICAS, Guggenheim and Plas (Princeton). In 2012, he received the Andrés Bello Chair from King Juan Carlos of Spain Center at New York University. Has essays and books published in Brazil and abroad in the areas of cultural studies, media studies, literature and urban culture. She is the author of books like Rio de Janeiro: urban life through the eyes of the city (Routledge, 2014), O choque do real: estética, mídia, cultura (Rocco, 2007) e Fins de século: cidade e cultura no Rio de Janeiro (Rocco, 1998), among others.Her research encompasses three interdisciplinary areas: a) studies on the imaginary of the city; b) research on alternative cultural modernities in Latin America and c) analyzes of the aesthetic construction of subjectivity in the fictional and documentary narrative and in the photographic image. She is a researcher in level 2 research at CNPq.
AVAILABLE PUBLICATIONS:

JAGUARIBE, Beatriz. Imagens da Multidão: Carnaval e Mídia. E-Compós (Brasília), v. 16, p. 1-15, 2013.

JAGUARIBE, Beatriz. Imaginando a "cidade maravilhosa": modernidade, espetáculo e espaços urbanos. Revista FAMECOS (Online), v. 18, p. 328-347, 2011.

JAGUARIBE, Beatriz. O Self Reencantado: notas sobre Santo Forte e Estamira. Galáxia (São Paulo. Online), v. 11, p. 184-195, 2011.

JAGUARIBE, Beatriz. Ficções do Real: notas sobre as estéticas do realismo e pedagogias do olhar no América Latina contemporânea. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 23, p. 6-14, 2010.

JAGUARIBE, Beatriz. Modernidade cultural e estéticas do realismo. Eco-Pós (UFRJ), v.9, n.1, 2006

Jaguaribe.Beatriz. Ruínas modernistas. Lugar Comum, Rio de Janeiro, n.março, p. 99-115, 1997.

RESEARCH PROJECT:

Mapeando modernidades: cartografia, fotografia, cinema e a invenção da nação e da vanguarda no Brasil (1910-1945)

Descrição
Este projeto explora a relevância material e simbólica da cartografia e da fotografia no contexto das famosas explorações do General Cândido Mariano da Silva Rondon aos sertões do Brasil. No tocante à cartografia, enfoco o estudo de caso da elaboração da Carta do Mato Grosso empreendida pelo chefe da seção de cartografia da Comissão Rondon, o general Francisco Jaguaribe. A feitura da Carta do Mato Grosso se inicia no contexto da Comissão Rondon, mas o desenho do mapa se prolonga por décadas atravessando os últimos governos da República Velha até sua publicação em 1952 no governo de Vargas. Este projeto cartográfico revela não somente a importância estratégica deste imenso território, como também explicita a dimensão simbólica da cartografia na construção da noção da pátria. Já no contexto do governo Vargas, a Carta de Mato Grosso torna-se uma peça relevante da “marcha para oeste” que fora encampada pelo governo central. Quanto ao acervo fotográfico da Comissão Rondon, a divulgação das fotografias de indígenas, paisagens e instalações telegráficas foi um componente altamente significativo para a valorização dos feitos da Comissão. Mas a circulação destas imagens nos centros urbanos também aguçou os dilemas de definição do que deveria ser a comunidade imaginada nacional. Argumentarei que foi por meio do uso da figura do indígena e do motivo indigenista que setores diversos da intelligentsia - entre os quais se incluem tanto positivistas quanto modernistas - revelaram suas distintas estratégias face aos parâmetros que deveriam pautar a construção nacional. Finalmente, desejo examinar o que restou dos legados da comissão Rondon no que são agora o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Ao narrar esta história inédita com fontes e documentos originais viso também dar uma contribuição mais ampla sobre os projetos de invenção da cultura brasileira acentuando o embate entre as mentalidades díspares da cultura letrada, da vanguarda e da intelligentsia nacional nas primeiras décadas do século XX.

 

CURRÍCULO LATTES
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beajaguar@gmail.com
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ECO-PÓS JOURNAL
v.20, n.2 (2017)
Imagens do Presente
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